Francisco pede que fiéis se lembrem do que disse São João Paulo II sobre aquilo que não vem de Deus: atenção para não cair nessa tentação
A Igreja celebra nesta sexta-feira, 22, o dia de São João Paulo II. O Papa Francisco recorda, nesta ocasião, um dos ensinamentos do santo.
“Recordem-se sempre do que nos disse São #JoãoPauloII: “Nenhum falso slogan, nenhuma ideologia errada, nenhuma condescendência com a tentação de ceder a compromisso com aquilo que não vem de Deus””, escreveu Francisco em sua conta no Twitter.
São João Paulo II teve um dos mais longos pontificados da história: quase 27 anos. Além do carisma que lhe foi característico, escreveu importantes documentos, empenhou-se no diálogo inter-religioso, no ecumenismo, na defesa da vida e da paz. Também foi muito importante na área diplomática: em seu pontificado, a Santa Sé aumentou muito suas relações diplomáticas com outros países e também o número de novas Nunciaturas Apostólicas.
Um pontificado especial também para as famílias e os jovens. Foi São João Paulo II quem institui o Encontro Mundial das Famílias e a Jornada Mundial da Juventude, ambos realizados até hoje. Outro grande feito de seu pontificado foi a promulgação do Catecismo da Igreja Católica (CIC), em outubro de 1992.
Morte e canonização
Quando morreu, em 2005, o dia de seu sepultamento reuniu, em Roma, uma multidão de mais de quatro milhões de pessoas de todas as partes do mundo. O povo o aclamava como “santo súbito”, pedindo que fosse declarado santo imediatamente.
Apenas seis anos após a sua morte, tornou-se beato. A beatificação aconteceu em Roma, em 1º de maio de 2011, em cerimônia presidida pelo então Papa Bento XVI, hoje Papa emérito. A data teve significado especial, já que foi o Domingo da Divina Misericórdia, festa litúrgica instituída por João Paulo II.
A canonização veio em 2014, junto a outro grande santo da Igreja: São João XXIII. A data também foi na Festa da Divina Misericórdia daquele ano: 27 de abril.
Fonte: Notícias Canção Nova