24 Jun 2024
Natividade de São João Batista
Imagem do santo do dia

Ninguém tem mais autoridade que o próprio Senhor que descreve assim o seu primo João Batista: "Entre os nascidos de mulher não há nenhum maior que João Baptista".

Depois deste elogio, tudo quanto podemos dizer dele já será muito secundário e pobre e limitar-se-á a ser uma humilde glosa do mesmo.

"Profeta das solidões... Desde o ventre escolhido, foste tu o pregador, para anunciar ao mundo a presença do Verbo.

Corpo de grande resistência, alma azul de silêncio; mel silvestre das rochas! e uma pele de camelo.

Não foste, João, a cana agitada pelo vento; mas sim palavra ardente a tua palavra de aço.

No Jordão lavaste ao mais puro Cordeiro, que apascenta entre lírios e dorme perto das amendoeiras.

Sacudiste o açoite diante do poder soberbo; e, perante o Sol que nascia! apagou-se o teu luzeiro.

Por fim num banquete e para prazer de um ébrio, o vinho do teu sangue santificou o deserto.

Profeta das solidões, fizeste lábios das tuas iras, para fustigar mentiras e para gritar verdades".

Neste hino das primeiras Vésperas da sua festa, está sintetizada toda a sua vida.

A vida do percursor está marcada por milagres mesmo ainda antes do nascimento: milagre dentro da esterilidade e senilidade dos pais: "Não temas, Zacarias, ouve dos lábios do anjo, enquanto oferece incenso no templo -, a tua oração foi escutada e a tua mulher Isabel te dará um filho a quem porás o nome de João. Será grande diante do Senhor, e o Espírito Santo o iluminará desde o ventre da sua mãe".

Outro prodígio: o sacerdote ancião duvida da veracidade de quanto lhe diz o Arcanjo São Gabriel da parte de Deus e fica mudo.. .até ao dia do nascimento do Batista, dia em que solta a língua e começa a louvar a Deus que fez maravilhas.

Mas antes deste segundo milagre existiu outro - o único que aconteceu aos filhos de mulher -,foi santificado no próprio ventre de sua mãe ao receber a visita do seu primo, que seria o Salvador da Humanidade e que está recém-encarnado no seio de Maria, prima de Santa Isabel. "Enquanto ouvi as tuas palavras - diz Isabel a Maria o menino saltou de alegria no meu ventre".

Por essa razão o seu pai Zacarias cantou cheio do Espírito Santo, com alegria, ao profetizar o que seria aquele seu filho: "Tu, meu filho, serás chamado profeta do Altíssimo; porque irás à sua frente a preparar os seus caminhos, para anunciar a todos os povos a sua salvação para remissão dos pecados".

A vida de João será muito original. Talvez tenha pertencido aos qumramitas. O certo é que levava uma vida muito austera e que ia pregando por todo o lado: "Preparai os caminhos do Senhor. Endireitai as suas veredas. Que todo o vale se renove e todo o monte seja derrubado... o machado está posto à raiz das árvores e toda a árvore que não der bom fruto será cortada e deitada ao fogo..."

A missão de João é esta: "Aí, tendes o Cordeiro de Deus, aquele que tira os pecados do mundo... segui-O".