1ª Semana do Advento Is 2,1-5
1ª Semana do Advento Salmo 121(122),1-2.3-4a.4b-5.6-7.8-9
Resposta: "Que alegria, quando me disseram: 'Vamos à casa do Senhor!'"
6Rogai que viva em paz Jerusalém, e em segurança os que te amam!7Que a paz habite dentro de teus muros, tranquilidade em teus palácios!8Por amor a meus irmãos e meus amigos, peço: "A paz esteja em ti!"9Pelo amor que tenho à casa do Senhor, eu te desejo todo bem!
1ª Semana do Advento Mt 8,5-11
Muitos virão – O Avento celebra a vinda do Senhor. Com a Igreja que espera, toda a humanidade vive em Advento, em caminhada de esperança e libertação. Mas aquele que esperamos já veio, e sua presença atua em nós agora pela expectativa e busca de cada instante. Não sou eu que busco a Cristo, mas é Ele que me busca a mim. Não o buscaríamos se o não tivéssemos já encontrado. O mais difícil não está em eu encontrar a Deus, mas em deixar-me encontrar por Ele. Nesta caminhada de Advento vamos reproduzir e completar em nós o que falta ao Cristo total. A meta é Cristo. Todos os caminhos dos homens começam e terminam nele.
Advento é tempo de esperança. É Deus que vem salvar. Chamam pelo Messias, o Ungido do Senhor, todas as dores e cativeiros do homem. Convergem para Ele todos os anseios e buscas de felicidade, todos os erros e desenganos. Deus escondeu no homem tais exigências, que só no Verbo encarnado podiam encontrar resposta. Muitos o buscam, todos chamam por Ele, mesmo sem o saberem.
O centurião do Evangelho vem ao encontro de Jesus animado duma grande fé. Viu o seu servo curado, porque acreditou. Como ele, também nós caminhamos na fé, envoltos na nuvem de promessas e esperanças, em Advento contínuo até ao fim. É Deus que nos busca e entra em casa a curar paralisias, que se atravessam nos caminhos da fé e do amor. A Terra Prometida é o Prometido do Pai, que nos vai nascer em Belém.
«Senhor, eu não sou digno»!