Caminhada penitencial reúne 40 mil peregrinos na Paraíba

Em preparação para a Semana Santa, cerca de 40 mil fiéis percorreram 11 quilômetros entre Campina Grande e Lagoa Seca, na Paraíba. A 23ª edição da Caminhada Penitencial realizada, neste V Domingo da Quaresma (17), também fez parte das comemorações pelos 75 anos de criação da diocese paraibana. O ponto de partida da Caminhada Penitencial foi a…

Veja mais

Santuário expõe relíquias de São Francisco de Assis e Santo Antônio

Em Roma, durante os meses de março e abril, o Santuário São Salvador recebe as relíquias de São Francisco de Assis e Santo Antônio de Lisboa. Durante este mês, uma ampola com fragmentos do corpo de Francisco e um antigo relicário com o hábito do santo foram expostos para o público, permanecendo disponíveis até domingo,…

Veja mais

Palestra sobre causas de beatificação no Brasil acontece nesta quarta, 20

A Academia Brasileira de Hagiologia e o Portal Brasil Terra de Santos promovem, nesta quarta-feira, 20, uma palestra. Realizada remotamente, a apresentação tem como tema Causas de Beatificação e Canonização no Brasil. O encontro on-line será realizado por meio da plataforma de chamadas em vídeo Zoom a partir das 20h. A participação é gratuita. Para…

Veja mais

A Semana Santa é um tempo de graça para abrir o coração a Jesus, diz o Papa Francisco

“A Semana Santa é um tempo de graça, não nos esqueçamos disso, é um tempo de graça que o Senhor nos dá para abrir as portas dos nossos corações, das nossas paróquias, das nossas fraternidades”, disse o Papa Francisco na sua mensagem em vídeo aos organizadores da Semana Santa de Mérida 2024, na Espanha, publicada…

Veja mais

Estudo mostra estado da relação dos jovens com a religião

Embora a secularização esteja avançando no Ocidente e em outros países, a situação pode ser um pouco mais complexa e menos inequívoca do que se poderia pensar, mostra o estudo apresentado no final de fevereiro na Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma. Trata-se de uma pesquisa internacional sobre jovens, valores e religião, promovido pelo…

Veja mais

Conferência sobre os povos indígenas no Vaticano: “é hora de interagir, não interferir”

O professor Vanderlei Bagnato, brasileiro e membro da Pontifícia Academia das Ciências, participou do encontro conjunto das Academias das Ciências e Ciências Sociais, com foco nas minorias, especialmente os povos indígenas afetados pelas mudanças climáticas e interferências governamentais. O workshop, realizado no Vaticano, nos dias 14 e 15 de março, entre os seus objetivos principais,…

Veja mais

Cantalamessa: ao ressuscitar, Cristo abriu a fonte da esperança

O pregador da Casa Pontifícia, Cardeal Raniero Cantalamessa, fez a sua quarta pregação da Quaresma nesta sexta-feira, 15. Na Sala Paulo VI, ele seguiu com as reflexões sobre cinco das autoproclamações feitas por Jesus e desta vez falou sobre a passagem do Evangelho em que Cristo afirma “eu sou a ressurreição e a vida”. O…

Veja mais