Praça de São Pedro
Domingo, 16 de Junho de 2013
Amados irmãos e irmãs!
No final desta Eucaristia dedicada ao Evangelho da Vida, sinto-me feliz por recordar que ontem, em Carpi, foi proclamado Beato Odoardo Focherini, esposo e pai de sete filhos, jornalista. Capturado e aprisionado por ódio à sua fé católica, morreu no campo de concentração de Hersbruck em 1944, com 37 anos. Salvou numerosos judeus da perseguição nazi. Juntamente com a Igreja que está em Carpi, damos graças a Deus por esta testemunha do Evangelho da Vida!
Agradeço de coração a todos vós que viestes de Roma e de tantas partes da Itália e do mundo, em particular as famílias e quantos trabalham mais directamente pela promoção e tutela da vida.
Saúdo cordialmente os 150 membros da Associação «Grávida» — Argentina, reunidos na cidade de Pilar. Muito obrigado pelo que fazeis! Coragem, e ide em frente!
Por fim, saúdo os numerosos participantes no encontro motociclista Harley-Davidson e também ao do Motoclub Polícia de Estado.
Dirijamo-nos agora a Maria, confiando qualquer vida humana, sobretudo a mais frágil, indefesa e ameaçada à sua materna proteção.