PAPA FRANCISCO
ANGELUS
Praça São Pedro
Domingo, 4 de setembro de 2016
Prezados irmãos e irmãs!
Enquanto nos preparamos para encerrar esta celebração, desejo saudar e agradecer a todos vós que nela participastes.
Antes de tudo às Missionárias e aos Missionários da Caridade, que constituem a família espiritual de Madre Teresa. A vossa santa Fundadora vele sempre sobre o vosso caminho e vos conceda ser fiéis a Deus, à Igreja e aos pobres.
Saúdo com grata deferência as altas Autoridades aqui presentes, de modo particular as provenientes dos países mais ligados à figura da nova Santa, assim como as Delegações oficiais e os numerosos peregrinos vindos de tais países para esta feliz circunstância. Deus abençoe as vossas Nações!
É com carinho que saúdo todos vós, estimados voluntários e agentes de misericórdia. Confio-vos à proteção de Madre Teresa: ela vos ensine a contemplar e adorar todos os dias Jesus Crucificado, para o reconhecer e servir nos irmãos em necessidade. Peçamos esta graça também para aqueles que estão unidos a nós através dos mass media, de todas as partes do mundo.
Neste momento gostaria de recordar aqueles que se dedicam ao serviço dos irmãos em contextos difíceis e arriscados. Penso especialmente nas numerosas religiosas que consagram a sua vida sem se poupar. Oremos de maneira particular pela religiosa missionária espanhola, Irmã Isabel, que há dois dias foi assassinada na capital do Haiti, um país profundamente provado, para o qual desejo que cessem tais gestos de violência e haja maior segurança para todos. Recordemos também outras religiosas que, recentemente, padeceram violências noutros países.
Façamo-lo, dirigindo-nos em oração à Virgem Maria, Mãe e Rainha de todos os santos.