“Deus quer fazer morada em você.” Foi com esse convite que o fundador e moderador da Fraternidade João Paulo II, padre Ailton Fernandes, conduziu a primeira pregação da manhã desta sexta-feira, 10, no Acampamento PHN 2026. A reflexão aconteceu logo após momento de Adoração, no Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes.
Inspirado em Santa Teresa de Jesus (Santa Teresa d’Ávila), o sacerdote refletiu sobre o tema “Descobrindo nosso castelo interior”, levando os participantes a reconhecerem a presença de Deus na própria alma e a renovarem o compromisso com a santidade.
Logo no início da pregação, o padre recordou que Deus habita no coração de cada pessoa. “Existe uma morada de Deus dentro de você, dentro do seu coração. Deus habita em você”, afirmou.
Ao falar sobre o significado do PHN, destacou que o acampamento vai além do encontro realizado anualmente em Cachoeira Paulista (SP). Segundo ele, o verdadeiro PHN é um caminho diário de conversão.
“O PHN é um grande presente de Deus para a Igreja. Não estou falando simplesmente do evento, mas dessa forma de buscar a santidade, dizendo não para o pecado todos os dias. É um ideal novo de buscar a santidade”, frisou.
Padre Ailton incentivou os jovens a acreditarem que essa proposta é possível de ser vivida. “Se você lutar contra o pecado todos os dias, um dia entrará na morada eterna para contemplar a face do Rei. Você não foi feito para viver as misérias deste mundo, mas para a alegria eterna”, ressaltou.
Exemplo de Santa Teresa
Durante a pregação, o sacerdote apresentou a trajetória espiritual de Santa Teresa de Jesus como inspiração para quem deseja crescer na vida interior.
Ele recordou que a santa teve uma infância marcada pela fé, aprendendo a rezar com a mãe e cultivando, desde pequena, um profundo desejo pelo Céu. Ainda criança, após ler um livro sobre a vida dos mártires, sonhava com a eternidade e brincava com o irmão de viver como monges eremitas.
Segundo o padre, muitas vocações dão sinais já na infância, quando Deus planta no coração o desejo de uma vida inteiramente dedicada a Ele.
Ao recordar a história da santa, também destacou os sofrimentos enfrentados por ela. Teresa perdeu um irmão durante a infância e, aos 13 anos, ficou órfã de mãe. Diante da imagem de Nossa Senhora, pediu que Maria assumisse esse lugar em sua vida.
Mais tarde, durante os estudos em um colégio das religiosas agostinianas, viveu uma crise existencial acompanhada por uma enfermidade. Para o pregador, os momentos de sofrimento podem se tornar ocasiões privilegiadas para escutar a voz de Deus.
“Em momentos de crise, Deus grita ao coração do homem querendo mostrar a Sua vontade”, afirmou.
Segunda conversão
Padre Ailton dedicou parte da reflexão ao episódio que ficou conhecido como a segunda conversão de Santa Teresa, vivida quando ela tinha 39 anos.
Ao contemplar um crucifixo, a santa percebeu profundamente o sofrimento de Cristo causado pelos seus pecados. A experiência transformou completamente sua vida.
“O Senhor te chama hoje a uma segunda conversão, para que você tenha uma nova vida e não volte a esmorecer. Talvez você ainda não tenha entendido, ou ainda não tenha humildade para reconhecer que precisa dessa segunda conversão”, disse aos jovens.
O sacerdote também alertou para o risco de permanecer dividido entre Deus e as distrações do “mundo”. “Quando estamos divididos entre dois amores, não conseguimos prestar atenção no que Deus quer falar.”
Descobrindo o castelo interior
Inspirando-se na obra Castelo Interior, de Santa Teresa de Jesus, padre Ailton explicou que cada pessoa possui uma riqueza espiritual muito maior do que imagina.
“Depois da segunda conversão, Santa Teresa entende que existe um castelo dentro do seu coração, a sua alma. Tem tanta gente que se despreza, mas existe um castelo dentro de você. Você é uma pérola preciosa. Você não está aqui à toa; é filho amado de Deus, e Ele faz questão de habitar em você.”
Ele recordou ainda que a identidade do cristão não pode ser reduzida ao pecado. “Você não é somente pecado. Existe beleza dentro de você, porque Deus habita no seu coração”, enfatizou.
Segundo o sacerdote, Santa Teresa compara o corpo às muralhas desse castelo, enquanto a alma é o lugar onde Deus deseja ser encontrado. No entanto, muitas pessoas permanecem apenas na periferia dessa realidade espiritual.
Vida de oração
“Sabe como entramos nesse castelo? Pela vida de oração”, explicou. Padre Ailton reconheceu que perseverar na oração exige esforço, sobretudo diante das distrações e das tentações, mas exortou os jovens a não desistirem.
“No início será difícil. Você vai se distrair, o demônio vai atrapalhar, mas não desista. Volte, levante-se e conheça o amor do Amado que habita dentro da sua alma.”
Permanecer em estado de graça
Ao concluir a pregação, o fundador da Fraternidade João Paulo II reforçou o chamado ao combate contra o pecado mortal e à permanência na graça de Deus.
Segundo ele, o pecado impede que a alma acolha plenamente a ação divina. Em contrapartida, quem permanece unido ao Senhor experimenta uma vida fecunda.
“Se você se mantiver em estado de graça, sua alma será como uma árvore plantada junto ao rio: absorverá a água e produzirá frutos. Esteja perto de Deus e beba d’Ele a seiva da vida”, concluiu.
Fonte: Canção Nova







