“O amor dura um dia ou para sempre.” A segunda parte dessas palavras da canção da holandesa Simone Simon se encaixa bem à história Berthe e Marcel Brouard. Eles se casaram há 82 anos e protagonizam a união mais longa da França.
Em declarações ao jornal semanal L’Action l’Écho, o casal contou a sua bela história. Eles se conheceram em um baile, mas foi só quando Marcel sofreu um acidente de bicicleta que a providência divina os uniu definitivamente. Eles se encontraram novamente no consultório médico onde Berthe trabalhava.
? Berthe et Marcel célèbrent leurs 82 ans de mariage, c’est le record de l’union la plus longue en France
▶ #JT13h pic.twitter.com/rSG7umFuYp
— Info France 2 (@infofrance2) August 11, 2021
Poucos meses depois, em 26 de novembro de 1938, aniversário de 18 anos de Berthe, estava chovendo quando os dois jovens disseram “sim”. O que começou com toda a força da paixão, ao longo dos anos, revelou um amor construído na rocha. O casal se estabeleceu inicialmente em St. Eliph, a mesma cidade onde se casaram.
Separação forçada
Durante seus 82 anos de casamento, Marcel e Berthe estiveram separados (contra sua vontade) por cinco anos. Pouco depois de trocarem as alianças, a Segunda Guerra Mundial estourou. Marcel foi convocado enquanto o casal esperava o primeiro filho. O pai foi feito prisioneiro e não voltou da Alemanha até o fim da guerra.
Depois desse momento difícil, o casal viveu uma vida simples de amor verdadeiro. Os centenários, pais de quatro filhos, são agora avós e bisavós felizes.
Segredo da felicidade
E qual é o segredo da felicidade do casal que tem a união mais longa da França? “Sempre nos demos bem”, disseram ao jornal semanal.
De fato, a qualidade do relacionamento deles tem sido comprovada pelas dificuldades da vida ao longo das décadas.
Fonte: Aleteia