O que é a caridade? Sintetizando de modo muito feliz esta virtude central do genuíno cristão, o monsenhor André Sampaio a descreveu como “o amor em ação”. Ele publicou em sua rede social um comentário breve, mas certeiro, sobre a virtude teologal do amor:
“Caridade é agir diante da necessidade do outro; é o amor em ação.
Todas as vezes que nos sentimos infelizes, podemos refletir a respeito de nossas ações e sempre vamos chegar à conclusão de que olhamos mais para nós do que para o outro.
Amparar o próximo é aproximar-se do bem, pois quando somos úteis ao outro vamos percebendo que algo em nosso coração se transforma – e essa transformação chama-se amor”.
A caridade envolve receber e oferecer ajuda
Monsenhor André Sampaio finalizou:
“Todos nós necessitamos de ajuda, mas somos muitas vezes orgulhosos demais para pedi-la. E, quando o socorro nos chega de onde menos esperamos, ficamos atônitos, sem entender como fomos ajudados. Isso é Deus atuando em nossas vidas. E é Ele a resposta de tantas perguntas que ainda somos incapazes de responder.
Ajudar o próximo é transformar-se, porque quando nos colocamos à disposição do outro, sempre somos nós os mais ajudados”.
Fonte: Aleteia