O papa Leão XIV vai inaugurar uma exposição de arte contemporânea com foco na água na Biblioteca Apostólica Vaticana em 14 de setembro.
A exposição AQVA: Catástrofe e Maravilha terá obras de arte que destacam uma “reflexão sobre a água como ameaça e recurso”, segundo um comunicado de imprensa da biblioteca divulgado ontem (12).
O papa vai inaugurar a exposição em seu 71º aniversário, dia 14 de setembro.
A exposição terá obras do artista francês JR, do tipógrafo americano Bill Moran e do chef italiano Fulvio Pierangelini.
Segundo o arcebispo Giovanni Cesare Pagazzi, bibliotecário e arquivista da Santa Sé, a exposição refletirá o desejo do papa de fazer a ponte entre o passado e o presente.
“Essas exposições têm como objetivo fomentar o diálogo entre a arte contemporânea e o patrimônio secular da biblioteca”, disse Pagazzi no comunicado de imprensa. “Em várias ocasiões, o papa enfatizou a fidelidade ao passado e a fidelidade ao futuro. O presente — inclusive o presente desta exposição — pode tornar-se um lar onde o passado e o futuro se encontram como amigos”.
A Biblioteca Apostólica Vaticana é ao mesmo tempo a biblioteca nacional do Estado da Cidade do Vaticano e a biblioteca da Santa Sé. Foi fundada em 1475 pelo papa Sisto IV, sendo uma das mais antigas em funcionamento contínuo. Além de sua vasta coleção de importantes textos e manuscritos, abriga uma elaborada coleção de arte, com afrescos e esculturas do Alto Renascimento.
A exposição AQVA Catástrofe e Maravilha estará aberta ao público de 25 de setembro deste ano a 14 de maio do ano que vem.
A recente ênfase do Vaticano na arte contemporânea
A mais recente exposição da Biblioteca Vaticana reflete um foco recente do Vaticano na promoção da arte contemporânea.
No ano passado, a biblioteca apresentou a exposição En Route de 15 de fevereiro a 20 de dezembro, conectando jornadas históricas a peregrinações modernas por meio de uma coleção de raros documentos de viagem do século XIX e interpretações artísticas contemporâneas. Essa foi a sexta edição do diálogo contínuo da biblioteca entre seu patrimônio histórico e a arte contemporânea, iniciado em 2021.
No Ano Jubilar 2025, o Dicastério para a Cultura e a Educação inaugurou a Conciliazione 5, espaço de galeria de uma só sala com uma grande janela voltada para a principal via de acesso à basílica de São Pedro, a via della Conciliazione. Depois do jubileu, o espaço continua exibindo obras de vários artistas contemporâneos, tornando-as visíveis aos turistas e peregrinos que passam pela janela diariamente a caminho do Vaticano.
A Santa Sé também participa da Bienal de Veneza — festival artístico e cultural internacional realizado anualmente na cidade do norte da Itália — desde 2013.
Fonte: ACI Digital






