Terminou neste domingo, 28, a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, realizada na Cidade do México, presencialmente e de forma on-line. O encerramento foi marcado pela Santa Missa na Basílica de Guadalupe.
Em uma mensagem final, lida pelo presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano, Dom Miguel Cabrejos, reconhece-se a necessidade de “um caminho de conversão resolutamente missionário”, que tem como pressuposto a necessidade de “maior responsabilidade pastoral”.
O documento reforça o caráter sinodal da Assembleia, com escuta mútua e discernimento comunitário do que o Espírito quer dizer à Igreja. Durante os dias de evento, os participantes se voltaram para as realidades do continente, em suas dores e esperanças.
A dor dos mais pobres e vulneráveis, o grito da casa comum e a cultura do descartável foram pontos de atenção nesses dias de trabalhos. Também a dor pelo impacto da pandemia e pecados intereclesiais, como “o clericalismo e o autoritarismo nas relações”. Mas também há esperança, nascida da presença dos sinais do Reino de Deus.
A mensagem destaca, por fim, que a sinodalidade é o caminho, algo que pertence à essência da Igreja. Por isso que se insiste que “não é uma moda passageira ou um slogan vazio.
Leia também: “Dom Aldo Cavalli é nomeado pelo Papa visitador apostólico em Medjugorje”
Fonte: Canção Nova