Os bispos reunidos na 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu em Aparecida (SP) de 15 a 24 de abril, aprovaram a realização de um Ano Missionário em preparação para o 7° Congresso Americano Missionário (CAM7) que acontecerá em Curitiba (PR) de 14 a 18 de novembro de 2029.
O ano missionário será aberto na Solenidade de Cristo Rei, em novembro de 2028, e encerrado em novembro de 2029.
A assembleia também aprovou a Coleta Missionária Especial Nacional em 2028, destinada à organização do CAM7.
O bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT), dom Maurício da Silva Jardim, presidente da comissão de preparação para o CAM 7, disse que “essas iniciativas demonstram o compromisso da Igreja no Brasil com a missão e com a preparação do CAM 7 como um verdadeiro tempo de renovação”.
O tema do CAM 7 é América em Saída: Povo de Deus que Anuncia e Testemunha Jesus Cristo. O objetivo é “impulsionar as Igrejas particulares na América, fortalecendo a experiência sinodal, para cooperar decididamente com a Missio Dei nas fronteiras”.
“O tema e o lema expressam uma Igreja em saída, que anuncia e testemunha Jesus Cristo nas diversas realidades do nosso continente”, disse a irmã Regina da Costa Pedro, diretora das Pontifícias Obras Missionárias. “A missão nasce do coração de Deus, ela nasce da Trindade, vem do próprio Cristo e continua na história através da atuação da Igreja, através da atuação de cada batizado, de cada batizada”.
Para ela, “o CAM 7 só terá sentido se conseguir mobilizar as bases, despertando uma cultura missionária que permaneça para além do congresso”.
Fonte: ACI Digital







