Nos últimos dias, o suposto milagre de uma imagem da Virgem Dolorosa que teria chorado em uma igreja no estado mexicano de Oaxaca foi divulgada nas redes sociais.
No entanto, Dom José Alberto González Juárez, Bispo de Tuxtepec, disse em uma mensagem de vídeo que “trata-se de um boato sem fundamento real”.
O Prelado mexicano explicou que, depois de perguntar ao pároco da comunidade de Cerro Armadillo Grande, no município de San Juan Bautista Valle Nacional, e a alguns fiéis da localidade, “constatamos que a imagem da Virgem realmente tem lágrimas no rosto, mas são lágrimas artificiais, feitas de propósito por quem as fabricou e vendeu assim”.
Dom González Juárez lamentou que o boato tenha viralizado desde 31 de dezembro de 2019 nas redes sociais e disse que, com seu esclarecimento, não quer “julgar ou condenar quem divulgou o assunto como um evento real, sem investigar adequadamente sobre isso e sem medir as consequências de uma afirmação irresponsável”.
O Bispo de Tuxtepec esclareceu que “invocar Nossa Senhora em qualquer uma de suas devoções, mostrar-lhe nosso carinho e veneração, assim como visitar os templos e as imagens dedicadas a sua pessoa é algo bom”.
“Grande parte da religiosidade de nosso povo é baseada em muitos desses sinais, que devem ser respeitados e acompanhados para que produzam verdadeiros frutos espirituais”, acrescentou.
No entanto, destacou, “devemos dizer a verdade, não devemos mentir”.
Disse que as lágrimas da imagem da Virgem Dolorosa na cidade mexicana são possivelmente “de uma resina transparente que foi aplicada à imagem para fazê-las parecer reais, mas não há nenhum líquido nelas”.
O Bispo mexicano indicou que “as imagens sagradas usadas para o culto na fé cristã visam elevar nossa atenção, pensamentos e sentimentos a Cristo, a Nossa Senhora ou aos santos”.
“Todos podem se sentir movidos à piedade ou à oração quando as contemplam, mas isso não deve dar motivo para difundir suas próprias percepções como uma verdade para os demais, menos ainda afirmar um milagre onde não existe”, assinalou.
“Nossa fé em Cristo se baseia na Palavra de Deus e nos ensinamentos da Igreja e devemos ter grande cuidado sobre o que ensinamos e divulgamos, para não criar confusão em nosso povo”, assinalou.
O Prelado pediu aos fiéis católicos que mostrem um verdadeiro amor à Virgem Maria “conhecendo-a melhor, tal como a Palavra de Deus e os ensinamentos da Igreja a apresentam, imitando-a como Mãe e Mestra por sua vida e suas virtudes, invocando-a como nossa intercessora diante de seu Filho, Jesus Cristo”.
Além disso, desejou que “as verdadeiras lágrimas que a Virgem derramou junto à cruz de Nosso Senhor nos recordem das reais que tantas mães e mulheres derramam pela perda de seus entes queridos, especialmente os que desapareceram ou foram assassinados vítimas da violência”.
“Rezemos por elas, visitemo-las para levar-lhes a força e o consolo do Senhor”, disse.
Fonte: acidigital