
Cantamos com o Hino das 1 Vésperas desta Festa: "Hoje grande alegria todos têm no céu, porque na terra nasceu o nosso Deus! Que grande gozo e alegria tenho eu! Nasce em mim, nasce em qualquer um, se houver amor; nasce onde haja verdadeira compreensão. Que grande gozo e alegria tem Deus. Amém".
As trevas deram passagem à luz. As profecias, à realidade. O Martirológio anuncia assim este venturoso dia, o mais belo que os séculos contemplaram:
"Jesus Cristo, eterno Deus e Filho do Eterno Pai, querendo consagrar o mundo com a sua vinda misericordiosa, concebido do Espírito Santo, passados nove meses após a sua conceição, nasce em Belém de Judá, da Virgem Maria, feito Homem".
Chegou a plenitude dos tempos, as semanas anunciadas pelo profeta Daniel. Os Anjos anunciaram-nO aos pastores: "Anuncio-vos uma grande alegria para vós e para todo o povo; próximo daqui, na cidade de David, acaba de nascer o Salvador, o Cristo Senhor". A esta imensa alegria juntam-se os céus e os ares, já que a partir dali se ouve o sublime cântico "Glória a Deus nas alturas e na terra paz aos homens por Ele amados".
Este dia divide toda a história da humanidade em duas partes: até então, e desde então! Antes de Cristo e depois de Cristo! Cristo é o eixo da história de toda a humanidade, para sempre. É a Boa Nova por excelência. Por isso, o mundo só poderá corresponder a tanto amor e benevolência da parte de Deus, celebrando esta festa, a rainha das Festas, com imenso amor e gratidão. O Filho de Deus faz-se filho de mulher para fazer do filho do homem filho de Deus.
As profundas palavras de São João têm cumprimento neste dia. "No princípio era o Verbo e o Verbo estava em Deus e o Verbo era Deus... E o Verbo fez-se carne e habitou entre nós". Chegou a plenitude dos tempos, de que fala São Paulo, e o Filho de Deus quis nascer de Mulher, e esta Mulher era Maria.
O Hino do Ofício de Leituras de hoje canta os efeitos desta Vinda, deste Nascimento tão singular: "Está cumprida a plenitude do tempo, rocio benfeitor, desce do céu, traz nova vida ao mundo pecador! Oh noite santa! Hoje, Senhor Jesus, o homem nesta terra quer cantar o teu amor, e junto com os anjos do céu te oferece o seu louvor. Este Jesus nos braços de Maria, é a nossa redenção; céus e terra com seu abraço unia, em paz e perdão.. Tu és o Rei da paz; de ti recebe sua luz o porvir; Anjo do Grande Conselho, por ti vive quanto chega a existir".
Todo o cristão hoje deve saltar de alegria.'Deve ser generoso. Hoje ninguém deveria passar fome nem sede. Deveria desaparecer a guerra, o ódio, o terrorismo, o pecado, a maldade do coração do homem. Diante dum Menino que é ao mesmo tempo Deus e Homem verdadeiro, só deve haver uma posição: ficar de joelhos e di¬zer: "Amo-te, perdoa-me. É isso que canta o belo Hino de Laudes:
"Irmãos, Deus nasceu num presépio. Aleluia! Irmãos, cantai comigo:
"Glória a Deus nas alturas"... Hoje morrem todos os ódios e renascem as ternuras... O mais perdido coração já sabe que alguém o procura... O céu já não está só , a terra já não está às escuras".
Alegria, irmãos, hoje é dia de Natal! Sempre que fizermos algo de bom, será Natal! Que o seja todos os dias da nossa vida!
Oração de Natal
Deus, fiel,
tu enviaste ao mundo o Salvador
como tinhas prometido ao teu povo,
e encarregaste-O de reunir na unidade
todos os teus filhos dispersos.
Ele é a tua Palavra viva,
e o que Ele diz é a paz.
A paz que Tu nos dás através d'Ele,
e que nos cabe também a nós construir.
Como no tempo de Isaías,
como na época de João Baptista,
a voz dos teus profetas
insiste connosco para traçar para Ele,
nas terras áridas da humanidade de hoje,
um caminho plano: endireitar com a verdade
as vias tortuosas da mentira,
encher com amor os fossos de ódio
que separam a família humana,
aplanar as montanhas de injustiça
que opõem os homens, dar de novo
a liberdade aos nossos irmãos que defrontam obstáculos
que lhes parecem intransponíveis.
Então a Tua glória revelar-se-á e todos verão
que a boca do Senhor falou.
A justiça caminha à sua frente
e a paz na senda dos seus passos.
Não deixes a nossa preguiça e o nosso egoísmo
atrapalhar o nosso caminho ao encontro de Cristo,
nossa paz.
Prepara os nossos corações para o acolhermos;
Que Ele nos encontre límpidos e irrepreensíveis na paz.
Isto Te pedimos em nome do próprio Jesus,
teu Filho, nosso Senhor.

