12 Dez 2025
Nossa Senhora de Guadalupe, Rainha do Mexico
Imagem do santo do dia

Em Dezembro de 1531, dez anos depois da tomada da cidade do México por Fernando Cortês, dirigindo-se o índio João Diogo, que vinha de Cuautitlán, para a colina de Tepeyac, situada ao norte da metrópole, ouviu uma música melodiosa, chamando-o docemente pelo seu nome. Era uma Senhora formosíssima que lhe dirigiu palavras maternais.

João Diogo, meu filho, para onde vais?

Ele respondeu que ia a Tlatelolco, para ouvir Missa.

A Senhora acrescentou:

- Eu sou a sempre Virgem Maria, Mãe do Deus verdadeiro.

Os diálogos entre a Virgem e João Diogo são uma delícia de doçura.

- João Dioguito, meu filho mais pequeno, não se perturbe o teu coração. Não estou eu aqui, que sou a tua Mãe? Não sou a fonte da tua alegria? Não estás no regaço do meu manto, ao colo dos meus braços?

Responde João Diogo: -"Senhora minha, minha filha mais pequenina, minha jovensinha, minha menina, como acordaste? Sente-se bem o teu amado corpinho, minha menina?

A Virgem pede-lhe que vá ter com o Bispo Zumárraga, para lhe dizer que deseja que lhe ergam ali um templo, onde mostrará a sua demência e consolará a quantos a ela recorrerem. O Bispo pediu um sinal que lhe provasse a verdade da mensagem. Depois, seguem-se várias aparições. João Diogo não se atrevia a ir ter com o Bispo. Um dia, desvia-se do seu caminho, para não se encontrar com a Virgem. Mas Ela sai-lhe ao encontro. João Diogo diz-lhe que ia ver o seu tio João Bernardino que estava doente. A Virgem aparece-lhe e cura-o.

João Diogo obteve a prova pedida pelo Bispo: umas rosas como as de Castela, que encontrou em pleno inverno e no cume estéril. Cortou-as e recolheu-as na sua manta que trazia pelos ombros à moda dos índios. Vai levá-las ao Bispo. Ao estender a manta apareceu pintada nela a imagem da Senhora. Não se sabe como nem por que meios pode ter sido impressa a imagem da Virgem, duma beleza extraordinária. Também desperta a atenção de todos o estado de perfeita conservação da manta de João Diogo, confeccionada com um fio de não muito longa duração, e exposta a toda a espécie de provas ao longo dos séculos.

A figura que representa a imagem da Imaculada Conceição, é muito bela, harmoniosa e simples. Os cientistas da NASA, que a estudaram recentemente, assinalaram que as estrelas do seu manto são tantas quantas as constelações visíveis no céu boreal, no mesmo lugar e tempo das aparições.

Os olhos da imagem têm sido estudados por diversos investigadores. Na pupila, aparece João Diogo desdobrando a manta e mostrando as flores ao Bispo. Vêem-se também duas figuras de homens, um indígena sentado e outro com barba, de traços europeus, de pé. Também se nota a cara duma mulher com características negróides, assombrada perante o fato.

Porque se chama à Virgem "de GuadaIupe" e não de "Tepeyac?" É verdade que existia uma Virgem com esse nome na Extremadura, pátria de Cortês. Aí se dirigiu Colombo antes de empreender a expedição que o levou a descobrir a América, e foi por isso que deu o nome de Guadalupe a uma ilha das Antilhas. Mas as duas imagens são totalmente distintas. A única coisa que se sabe é que a Senhora disse ao tio de João Diogo, João Bernardino, que desejava ser invocada com o nome de Santa Maria de Guadalupe, derivado do árabe com o significado de "rio de luz'

E é isso que a Virgem de Guadalupe é para todo o mexicano: luz e conforto, alegria e esperança. Todo o mexicano traz no coração a Senhora de Guadalupe, e Ela trá-Ios a eles. É a Rainha do México e Imperatriz da América.

Oração a Nossa Senhora de Guadalupe

Santíssima Mãe de Guadalupe,

que mostrastes vosso amor

e vossa ternura

aos povos do continente americano,

cumulai de alegria e de esperança

a todos os povos

e a todas as famílias do mundo

A Vós, que precedeis

e guiais nosso caminho de fé

rumo à pátria eterna,

encomendamos as

alegrias, os projetos,

as preocupações e os anelos

de todas as famílias

Oh Maria, a Vós recorremos

confiando em vossa ternura de Mãe.

Não deixeis de ouvir

as preces que vos dirigimos

pelas famílias de todo o mundo

neste crucial período da História,

pelo contrário, acolhei-nos

em vosso coração de Mãe

e acompanhai-nos em

nosso caminho

rumo à pátria celeste. Amém.