Santo Antônio – dia 13 de junho
Santo Antônio de Pádua, Doutor da Igreja, conhecido como o “O Martelo dos Hereges” e o “Trabalhador Maravilhoso”.
O seu nome de batismo era Fernando Martin de Bulhom, nasceu em 15 de agosto 1195 em Lisboa, Portugal filho de um cavalheiro corte de do Rei Alfonso II, Martinho Bulhões e Maria Teresa Taveira. Primeiro entrou para Ordem de Santo Agostinho. A chegada das relíquias de cinco mártires franciscanos de Marrocos em 1221 levou Santo Antônio a entrar para a ordem dos franciscanos.
Parte para a África para anunciar o evangelho. Uma doença o impediu de alcançar este desejo. Vai para a Itália permanecendo a maior parte do tempo orando e lendo a Bíblia.Torna-se um grande pregador da Palavra de Deus. Foi célebre sua pregação onde peixes saiam para ouvi-lo, tal prodígio converteu toda a cidade de Rimini.
Realizou milagres extraordinários: juntou a perna de um rapaz, que já tinha sido cortada; fez voltar à vida um homem para que testemunhasse em favor de uma pessoa inocente no tribunal; a conversão do ateu motivada pela maravilha de ver um jumento ajoelhar-se diante da eucaristia, e muitos outros…. É invocado por quem deseja se casar. Esta tradição surgiu da estória de uma moça que não tinha o dote para se casar. Santo Antonio envia a jovem com um papel para ser entregue uma pessoa que emprestava dinheiro. No papel estava escrito para dar à moça moedas de ouro correspondentes ao peso do papel. A balança parou no peso exato da quantia do dote.
Orações diversas a Santo Antônio