Amados irmãos e irmãs

 

 

No final desta celebração, desejo saudar todos vós que viestes prestar homenagem aos novos Santos, de modo particular as Delegações oficiais da Itália, da Colômbia e do México.

 

 

Os mártires de Otranto ajudem o querido povo italiano a olhar com esperança para o futuro, confiando na proximidade de Deus que nunca abandona, nem sequer nos momentos difíceis. Que por intercessão de Madre Laura Montoya, o Senhor conceda um novo impulso missionário e evangelizador à Igreja e que, inspirados pelo exemplo de concórdia e reconciliação desta nova Santa, os amados filhos da Colômbia continuem a trabalhar a favor da paz e do justo desenvolvimento da própria Pátria.

 

 

Nas mãos de Santa Guadalupe García Zavala coloquemos todos os pobres, os enfermos e quantos os assistem, e confiemos à sua intercessão a nobre Nação mexicana para que, desarraigando toda a violência e insegurança, progrida cada vez mais ao longo do caminho da solidariedade e da convivência fraterna.

 

 

Além disso, é-me grato recordar que ontem, em Roma, foi proclamado beato o sacerdote Luigi Novarese, fundador do Centro dos Voluntários do Sofrimento e dos Trabalhadores Silenciosos da Cruz. Uno-me em acção de graças por este presbítero exemplar, que soube renovar a pastoral dos enfermos, tornando-os agentes activos na Igreja.

 

 

Saúdo os participantes na «Marcha pela vida», que teve lugar hoje de manhã em Roma, e convido a manter viva a atenção de todos para o tema tão importante do respeito pela vida humana, desde o momento da sua concepção. A este propósito, apraz-me recordar também a recolha de assinaturas que hoje se realiza em muitas paróquias italianas, com a finalidade de apoiar a iniciativa europeia «Um de nós», para garantir a tutela jurídica do embrião, salvaguardando cada ser humano desde o primeiro instante da sua existência. Um momento especial para quantos fazem questão de defender a sacralidade da vida humana será o «Dia da Evangelium Vitae», que terá lugar aqui no Vaticano, no contexto do Ano da fé, a 15 e 16 do próximo mês de Junho.

 

 

Saúdo com afecto os grupos paroquiais, as famílias, as escolas e os jovens aqui presentes. Com amor filial, dirijamo-nos agora à Virgem Maria, Mãe e modelo de todos os cristãos.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário