Pedistes para os vossos filhos a fé, a fé que será conferida mediante o Batismo. Fé significa vida de fé, porque a fé deve ser vivida; caminhar pela vereda da fé e dar testemunho da fé. A fé não consiste em recitar o «Credo» aos domingos, quando vamos à Missa: não é só isto. A fé consiste em acreditar naquilo que é a Verdade: Deus Pai que enviou o seu Filho e o Espírito que nos vivifica. Mas a fé é também confiar-se a Deus, é isto que deveis ensinar-lhes com o vosso exemplo, com a vossa vida. E a fé é luz: na celebração do Batismo recebereis uma vela acesa, como nos primórdios da Igreja. Por isso o Batismo, naquela época, era chamado «iluminação», porque a fé ilumina o coração, faz ver a realidade sob outra luz. Vós pedistes a fé: a Igreja confere a fé aos vossos filhos mediante o Batismo, e vós tendes a tarefa de a fazer crescer, de a preservar a fim de que se torne testemunho para todos os outros. Eis o sentido desta celebração. Eu só vos queria dizer isto: preservar a fé, fazê-la crescer, a fim de que seja testemunho para os outros.

 

 

E depois… começou o concerto! [as crianças choram]: é porque as crianças se encontram num lugar que não conhecem, levantaram-se antes da hora habitual. Um começa, dá a nota, e em seguida os outros «imitam»… Algumas choram simplesmente porque o outro chorou… Jesus fez a mesma coisa, sabeis? Gosto de pensar que a primeira pregação de Jesus no estábulo foi um pranto, a primeira… E depois, dado que a celebração é um pouco longa, algumas choram de fome. Se é assim, vós mães amamentai-as sem medo, com toda a normalidade. Como Nossa Senhora amamentava Jesus…

 

 

Não vos esqueçais: pedistes a fé, e tendes a tarefa de a preservar, de a fazer crescer a fim de que seja testemunho para todos nós, para todos nós: até para nós padres, sacerdotes, bispos, todos. Obrigado!