Roque González de Santa Cruz (1576-1628) nasceu em Assunção do Paraguai, filho de pais espanhóis. Desde cedo, preocupou-se com a sorte dos índios, cuja língua dominava na perfeição. A maior parte da sua formação fê-la junto dos jesuítas. Ordenado sacerdote diocesano, aos 22 anos de idade, recebeu como primeira "missão" a tarefa de pacificar os índios ervateiros, na Serra de Maracaju, ao norte de Assunção. Para se poder dedicar integralmente à evangelização dos índios, ingressou na companhia de Jesus a 9 de Maio de 1609. Em 1611, encontramo-lo na redução indígena de Santo lnácio de Guaçú, que havia sido fundada dois anos antes. O P. Roque conseguiu elevá-la à categoria de redução modelo entre os guaranis. Por isso, o P. Provincial destinou o maior número possível de jovens missionários para um estágio sob a orientação do P. Roque.
Em 1614, estava consolidada a redução de Santo lnácio de Guaçú, e o P. Roque começou a avançar para sul. lnicialmente, nas margens dos rios Paraná e Uruguai, fundou uma série de seis reduções. No dia 3 de Maio de 1626, o P. Roque plantou a primeira cruz em solo gaúcho, na região de Piratini, onde rezou a primeira missa.
Até ao seu martírio, o P. Roque fundou seis reduções em terras gaúchas.
Foi martirizado na região de Caaró, em 15 de Novembro de 1628.
O Beato Afonso Rodriguez (1598-1628), nasceu em Samora, Espanha, a 10 de Março de 1598. Ingressou na Companhia de Jesus aos 16 anos, em 25 de Março de 1614. Dois anos mais tarde, a 2 de Novembro de 1616, embarcou em Lisboa com mais 37 companheiros jesuítas, seguindo na companhia do Governador Geral do Brasil, D. Luís de Sousa. Chegaram à Baía de Todos os Santos em 5 de Janeiro de 1617 e um mês e meio depois chegavam a Buenos Aires, seguindo para Córdoba. Aí fez os estudos de Filosofia e Teologia e foi ordenado sacerdote em fins de 1623. A sua primeira missão foi evangelizar os ferozes e inconstantes índios guaicurus. Chegou a dominar a sua difícil língua. Em 1627, foi designado para a redução de Itapúa que prosperava a olhos vistos. Por isso, pediu ao Superior da Missão, o P. Roque, que lhe desse um local mais peno-soe difícil. Assim, a 15 de Novembro de 1628, juntamente com o P. Roque, viria a derramar o seu sangue pela fé na região de Caaró.
O Beato João dei Castiího (1 596-1 628), nasceu em Belmonte, Cuenca (Espanha) em 14 de Setembro de 1596. Educado pelos jesuítas, ingressou na Ordem a 21 de Março de 1614 e pediu para ser enviado para as Missões. Partiu para o Paraguai, onde, segundo lhe diziam, encontraria maior pobreza, maiores fadigas e trabalhos apostólicos entre os selvagens. Em Lisboa, encontrou-se com o seu futuro companheiro de apostolado e de martírio, Afonso Rodríguez. Em Buenos Aires, seguiu com o mesmo para Córdoba, para aí terminar a formação filosófica e teológica.
Em 1626, parte para São Nicolau, onde começa a aprender com todo o esmero a língua nativa e a trabalhar apostolicamente. Em Agosto de 1628, quando o P. Roque foi a Pirapó fundar uma nova redução, levou consigo o P. João dei Castiiho, que viria a ser seu companheiro de martírio, sendo trucidado a 17 de Novembro de 1628, em Pirapó, a 50 Km de Caaró.

