26 Dez 2025
Santo Estevão, protomártir (+34)
Imagem do santo do dia

É o "protomártir do Cristianismo". Bastaria este honroso título para ser celebrado, como o faz a liturgia, no dia mais próximo do Natal de Jesus, por quem derramou generosamente o seu sangue.

O Mestre já o tinha dito: "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos Céus". "Bem-aventurados sereis vós quando vos perseguirem e caluniarem e vos levarem aos tribunais por minha causa. Estêvão recitava continuamente estas palavras do Senhor.., E também aquelas outras: "Entregar-vos-ão aos tribunais e às sinagogas e vos açoitarão... e pensarão que prestam um bom serviço (a Deus) quando vos matarem".

São Lucas deixou-nos páginas maravilhosas sobre a personalidade e o martírio do nosso Santo: Estêvão, cheio de graça e poder, realizava grandes prodígios e sinais no meio do povo". Era o principal dos sete diáconos eleitos pelos Apóstolos para se encarregarem da parte material da Igreja nascente. Eram eles os responsáveis pelas esmolas aos pobres, às viúvas e órfãos, sobretudo. Estêvão distinguia-se entre todos os outros pelo seu grande coração e pelos prodígios que o Senhor Jesus operava por seu intermédio.

Era, pois, natural que os inimigos do Nazareno quisessem afastá-lo do seu meio, visto que lhes era demasiado incomodo. Por isso, juntaram-se diversos grupos para se desempenhar desta empresa comum, mas não conseguiam fazê-lo calar, pois "era extraordinária a sabedoria e o espírito com que falava". Que fazer? Recorrer à calúnia, como tinham feito algum tempo antes contra o Mestre: "Diz mal de Moisés e dos Profetas... Não para de falar contra o povo e a lei"...

Prenderam-no e levaram-no ao Sinédrio. Ao vê-lo, todos ficaram surpreendidos com os raios de luz que saíam do seu rosto. Parecia "o de um anjo". O sumo sacerdote perguntou-lhe: "É verdade o que estes dizem contra ti?" Com enorme coragem, Estêvão respondeu:

Pais e irmãos, escutai" e disse-lhes que era judeu como eles, que amava o seu povo como eles ou mais que eles, mas que acima daquele amor estava a verdade. Fez-lhe um resumo da história de Israel, que era a história do amor de Deus pelo seu povo, que agora tinha coroado com a vinda do Messias anunciado e esperado, e, com grande coragem, lhes disse sem medo: "Sois de cerviz dura, incircuncisos de coração e de ouvidos!... Vós perseguistes e assassinastes o Justo. Pelas mãos dos anjos, recebestes a Lei, mas não a cumpristes". Estêvão, cheio do Espírito Santo, elevou os olhos ao céu, viu a glória de Deus, e Jesus de pé à direita de Deus e disse:

"Vejo o céu aberto e o Filho do homem de pé à direita de Deus".

Dando um forte grito, taparam os ouvidos e, como um só, lançaram-se sobre ele, levaram-no para fora da cidade e puseram-se a apedrejá-lo. As testemunhas, deixando as vestes aos pés dum jovem chamado Saulo, puseram-se também a apedrejar Estêvão, que repetia esta invocação: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito". Depois, caindo de joelhos, lançou este grito: "Senhor, não lhes leves em conta este pecado". E com estas palavras, expirou.

Bom testamento para toda a posteridade é este de Estêvão: as suas palavras eram uma repetição das do Mestre. O seu gesto generoso, também. Estêvão será seguido por milhões de crianças, jo¬vens, homens e mulheres de todas as raças e nações que selarão o seu amor a Cristo com o próprio sangue, imitando deste modo este intrépido protomártir.

Oração a Santo Estevão

Ó Glorioso Santo Estêvão, primeiro Mártir da Igreja, que ao defenderes a divindade de Cristo perante os doutores judeus que O haviam crucificado, e por estares repleto de Espírito Santo, olhando para o céu, viste a glória de Deus e Jesus de pé à sua direita, e disseste: "Eu vejo os céus abertos e o Filho de pé, à direita de Deus", indignando os judeus que te ouviam e que aos gritos precipitaram-se contra ti, e te apedrejaram até a morte, enquanto fazias esta invocação: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito", para em seguida, com muito amor, clamares em alta voz: "Senhor, não lhes leve em conta este pecado", por teus merecimentos, ó Santo Mártir, intercede por nós junto a Deus, para que nos conceda a constância na fé e no amor ao próximo, até nosso último instante de vida. Santo Estêvão, rogai por nós! Pai Nosso... / Ave Maria... / Glória ao Pai...