Especialistas e representantes das Conferências Episcopais do mundo, com a participação da Pastoral Social, da União dos Superiores Gerais e da coordenação regional da Cáritas, dialogarão por dois dias on-line para identificar os desafios da era pós-Covid e para trabalhar em rede.
Os organismos eclesiais que no âmbito das Conferências Episcopais trabalham pela Justiça e Paz se reunirão nos dias 17 e 18 de novembro, on-line, por iniciativa do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, com o objetivo de identificar os desafios atuais e as perspectivas de futuro, à luz das duas últimas encíclicas papais, Laudato si’ e Fratelli tutti. O contexto é o global da saída da pandemia e o objetivo é fazer um balanço da situação atual, identificar canais de ação e colaboração com o Dicastério, incentivar a criação de uma rede entre as Comissões também através do intercâmbio de experiências e boas práticas.
Os participantes e o programa
São convidados dois ou três representantes de cada Comissão Justiça e Paz nacional e regional, juntamente com alguns especialistas que ajudarão os participantes a identificar os desafios à luz das novas situações nacionais e internacionais. Isto tornará possível focalizar as diferentes prioridades territoriais. O encontro mundial será realizado em duas partes: na manhã de quarta-feira, 17 de novembro, das 9h às 13h para a Europa, Oceânia, África e Ásia; e na tarde de quinta-feira, 18 de novembro, das 14h às 18h para a América Latina e o Caribe, Canadá e Estados Unidos.
Além dos representantes das Comissões Justiça e Paz, também participarão do encontro os membros das Comissões de Desenvolvimento Humano Integral e de Pastoral Social. Também serão convidados delegados das Comissões Justiça e Paz da União Internacional de Superiores Gerais e da coordenação regional da Cáritas.
A tradução simultânea será fornecida em francês, inglês, italiano e espanhol..
Fonte: Vatican News