A segunda parte da Laudato si’ sobre os cuidados da casa comum será publicada nesta quarta-feira, 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis e de encerramento do Tempo Ecumênico da Criação. O novo documento intitulado “Laudate Deum” será comentado por especialistas em evento on-line para o mundo inteiro a partir das 15h, horário de Brasília. Na Itália, 12 livrarias de 12 cidades irão as abrir as portas para uma leitura pública gratuita do novo texto do Papa Francisco.
O 4 de outubro no Vaticano é de abertura da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, mas também de publicação da nova exortação apostólica do Papa Francisco “Laudate Deum” (Salve a Deus””), apresentada como uma continuação da Laudato si’ sobre os cuidados com a casa comum de 2015. Em 4 de outubro a Igreja Católica também celebra a festa litúrgica de São Francisco de Assis e encerra o Tempo Ecumênico da Criação deste ano – iniciativa que mobilizou Igrejas e comunidades cristãs de todo o mundo.
O Pontífice chegou a antecipar sobre a segunda parte da Laudato si’ ainda em 21 de agosto ao receber uma delegação de advogados de países membros do Conselho da Europa. Em 30 de agosto, ao final da Audiência Geral, Francisco anunciou a publicação do novo documento em 4 de outubro com a intenção de uma maior união entre os irmãos cristãos “no compromisso de salvaguardar a criação como um dom sagrado do Criador”. A revelação do nome “Laudate Deum” veio em audiência com reitores de universidades públicas e privadas da América Latina e do Caribe em 21 de setembro no Vaticano, quando chegou a explicar que a nova exortação é “um olhar sobre o que aconteceu e dizer o que precisa ser feito”.
Apresentação on-line da “Laudato Deum“
Uma oportunidade para conhecer em primeira mão o conteúdo da “Laudate Deum” é participar de uma iniciativa on-line do Movimento Laudato si’: a partir das 20h na Itália, 15h no horário de Brasília, cientistas, religiosos e leigos irão compartilhar as mensagens mais importantes da nova exortação para ajudar a compreender a importância do novo texto para a nossa vida diária. Basta se inscrever no link oficial: https://laudatosimovement.org/pt/.
Leitura pública em 12 livrarias da Itália
A partir das 16h na hora italiana deste 4 de outubro, 12 livrarias de 12 cidades italianas irão abrir as portas para uma leitura pública da “Laudato Deum“: de Sassari a Bassano, de Rieti a Assis, de Palermo a Vicenza, serão encontros gratuitos para reunir leitores, prefeitos, escritores, livreiros, bispos e grupos de leitura. A iniciativa é promovida pela Livraria Editora Vaticana (LEV) que irá colocar as obras à disposição do público interessado para incentivar o conhecimento do novo texto.
Antes da leitura, o programa prevê uma apresentação em vídeo da “Laudate Deum“, por Andrea Tornielli, diretor editorial do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, que irá ilustrar brevemente o documento de Francisco.
O responsável editorial da LEV, Lorenzo Fazzini, comenta que “o tema ecológico é a questão de hoje. Francisco nos estimula a pensar e agir para o bem comum”. E acrescenta: “há uma grande expectativa em relação a esse documento do Papa Francisco, que ele mesmo associou à Laudato si’, a encíclica que articulou de forma abrangente o que significa a ecologia integral.
Já existe muito entusiasmo entre as livrarias que irão participar desse evento conjunto. Lucio Rossetto, responsável pela Livraria São Paulo de Vicenza, comenta que será “uma pequena experiência de compartilhamento entre livrarias, que por uma noite se tornam uma comunidade, reunida para ampliar o convite do Papa Francisco para cuidar da nossa casa comum”.
Evento destinado a jornalistas
Já a Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou que será realizada uma coletiva reservada a jornalistas credenciados na próxima quinta-feira (5), intitulada “Laudate Deum: vozes e testemunhos sobre a crise climática”. O encontro presencial começa às 10h na Itália, no Largo della Radio, em frente à Palazzina Leone XIII, no Vaticano, mas também será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do Vatican News, conectando-se ao Youtube. O credenciamento de jornalistas e operadores de mídia deve ser feito pelo sistema on-line da Sala de Imprensa. A tradução simultânea estará disponível em português, italiano, inglês, francês, espanhol e alemão.
Para a oportunidade, farão parte da mesa, entre outros: o Prêmio Nobel de Física de 2021, Giorgio Leonardo Renato Parisi; a cientista e ambientalista Vandana Shiva; o escritor Jonathan Safran Foer; o gastrônomo e sociólogo Carlo Petrini; além de Ridhima Pandey, protagonista do filme “The Letter: a Message for Our Earth” (A Carta: uma mensagem pela nossa terra) sobre a Laudato si’.
Filme A Carta
A propósito da obra cinematográfica, o Movimento Laudato si’ convida a se preparar para a nova exortação apostólica assistindo ao filme – com legenda disponível em português – que conta a história de uma viagem a Roma de líderes da linha de frente nessa temática para discutir a carta encíclica “Laudato Si” com o Papa. O diálogo exclusivo com Francisco, incluído no filme, oferece uma visão reveladora sobre a história pessoal do Pontífice e histórias nunca vistas desde que ele se tornou bispo de Roma.
Fonte: Vatican News