O Domingo de Ramos, celebrado em 29 de março, aconteceu na praça da Matriz em frente ao Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia e marcou o início da Semana Santa. A Santa Missa foi presidida pelo padre Alberto Gambarini e concelebrada pelos padres Alexandre Matias e Lucas Barboza, reunindo os fiéis para a abertura do tempo mais importante do calendário litúrgico, que conduz à celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo.
O Domingo de Ramos recorda a entrada de Jesus em Jerusalém, quando foi acolhido pelo povo com ramos nas mãos e aclamações. Ao mesmo tempo em que a liturgia recorda esse momento solene, ela também introduz os fiéis no mistério da Paixão do Senhor, já voltando o olhar da Igreja para os acontecimentos que serão vividos ao longo da Semana Santa. Por isso, a celebração deste dia tem um significado profundo, ela mostra que seguir Jesus não acontece apenas nos momentos de alegria e entusiasmo, mas também na hora da entrega, do sofrimento e da fidelidade à cruz.
Na homilia, o padre Alberto destacou que o início da Semana Santa pede um envolvimento verdadeiro. “Estamos reunidos para celebrar a Semana Santa com entusiasmo, com fervor, com o desejo de permitir que realmente o Pai, em nome de Jesus, com a força do Espírito Santo, possa trazer uma renovação”, afirmou. Ele também lembrou que esse tempo é a oportunidade de retornar ao essencial da fé, ressaltando que “o nosso valor está provado no sangue precioso de Jesus, que foi derramado por nós”.
Ao refletir sobre o significado dos ramos, o sacerdote alertou que o gesto externo deve corresponder a uma atitude interior. “Não se trata só de trazer nas mãos os ramos”, disse, convidando os fiéis a acolherem Cristo com um coração disponível e humilde. Ele recordou ainda a mudança do entusiasmo do povo, que primeiro aclama e depois rejeita, chamando a atenção para a fidelidade cristã, “hoje você levanta o ramo, mas o verdadeiro desafio é manter esta fé levantada também quando vier a cruz”.
A partir deste dia, a Igreja convida cada cristão a viver com mais atenção e verdade os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus, fazendo desse tempo uma oportunidade concreta de oração, conversão e proximidade com Deus.
O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra.
Por: Carolina Ribeiro






