É provável que não, embora ela seja frequentemente retratada tocando um órgão
Santa Cecília é a padroeira da música e dos músicos. Mas será que ela tocava algum instrumento musical ou tinha uma bela voz?
Segundo a Enciclopédia Católica, ela não era musical de forma alguma, mas desempenhava bem seu “canto interior”:
“As pinturas medievais da santa são muito frequentes. Desde os séculos XIV e XV, ela é representada tocando um órgão, evidentemente para expressar o que muitas vezes foi atribuído a ela em panegíricos e poemas baseados nos Atos. A saber: enquanto os músicos tocavam em suas núpcias ela cantava em seu coração apenas para Deus (“cantantibus organis illa in corde suo soi domino decantabat”)… Desta forma, a santa foi trazida para uma relação mais estreita com a música.“
A Legenda Áurea descreve o casamento de Santa Cecília de maneira semelhante:
“Quando esta virgem abençoada se casou com um jovem chamado Valerian, e o dia do casamento chegou, ela estava vestida com roupas reais de ouro… Ao ouvir os órgãos entoando melodias, ela cantou em seu coração, somente para Deus, dizendo: “Ó Senhor, eu te rogo que meu coração e meu corpo sejam puros para que eu não seja confundida”.
Santa Cecília e seu hino interior
Da mesma forma, algumas biografias afirmam que ela, às vezes, cantava com o coração e a voz.
O fato é que, independentemente de ela tocar ou não algum instrumento musical ou possuir uma bela voz, foi a sua santidade interior que inspirou muitos músicos ao longo dos séculos.
Ela continua a ser a padroeira da música e atualmente reside no céu, juntando-se a todos os outros santos e cantando a Deus um cântico de louvor.
Fonte: Aleteia