No verão passado, dois dominicanos franceses, Ir. Antoine e Ir. Xavier, trabalharam com dois casais para planejar um retiro de renovação de casamento para jovens famílias locais. No coração do programa que eles criaram está o que eles chamam de “bomba de amor”.
Este nome criativo não está descrevendo um jantar romântico ou algo desse tipo, mas um gesto profundamente significativo: o “mandato”, ou novo mandamento, que eles dão um ao outro.
Funciona assim: os esposos lavam as mãos um do outro; em seguida, cada um impõe as mãos sobre a cabeça do outro e o(a) abençoa. .
De fato, a bênção não é um gesto reservado apenas para ministros ordenados: através do nosso batismo, todos nós participamos do sacerdócio de Cristo, embora de uma maneira diferente dos ministros ordenados.
Assim, como casal, esse gesto é um pedido ao Senhor para vir e abençoar nosso cônjuge, que está presente no coração de nossas vidas através da graça do sacramento do casamento.
Esse gesto também é de respeito, uma maneira de dizer: “Eu te amo”.
Finalmente, é também um gesto de serviço mútuo: “Eu te amo e quero servi-la(o), tornar sua vida mais bonita a cada dia, esquecendo minhas preocupações e me colocando ao seu serviço”.
“Através desse gesto real de intimidade, conseguimos colocar a noção de doação de volta no centro do nosso relacionamento”, disse um casal. “Isso nos lembrou da importância de apoiar uns aos outros, de nos vermos verdadeiramente, de prestar atenção um ao outro em tudo o que fazemos diariamente.”
Na Encíclica Amoris Laetitia, “A Alegria do Amor”, o Papa Francisco exorta os casais: “É uma experiência espiritual profunda contemplar cada ente querido com os olhos de Deus e reconhecer Cristo nele” (#323).
Além disso, depois que Jesus lavou os pés de seus discípulos, ele disse que assim lhes deixava um modelo a seguir.
Dentro do nosso próprio casamento, dentro das diferentes comunidades em que cada um de nós vive e cresce, em ocasiões especiais ou momentos litúrgicos importantes, poderíamos considerar invocar o Espírito Santo para ajudar os casais a reacender seu amor através desse singelo e profundo gesto.
Fonte: Aleteia