“Satanás não consegue engolir o culto à Mãe de Deus e a São Miguel Arcanjo. Mas ele não nos vencerá: Satanás não tem acesso a um coração humilde”
O arcebispo dom Józef Michalik, de Przemysl, na Polônia, ex-presidente da Conferência Episcopal daquele país, afirmou durante a sua homilia do último 29 de setembro, festa dos Santos Arcanjos, que a Polônia sofre particulares ataques do demônio por causa da devoção do povo polonês à Santíssima Virgem Maria. Dom Michalik também invocou sobre o seu povo a proteção de São Miguel Arcanjo, em pleno santuário dedicado a ele na localidade de Miejsce Piastowe.
Declarando que as nações católicas despertam mais ódio do demônio e, portanto, sofrem mais os seus ataques, o arcebispo citou o caso da Irlanda, país tradicionalmente católico no qual mais de 70% dos fiéis assistiam à Santa Missa 20 anos atrás. Há 10 anos a porcentagem de católicos praticantes tinha caído pela metade e hoje mal atinge 10%. Dom Michalik destacou que, em decorrência do afastamento da fé por parte de seu povo, a Irlanda também se afastou de convicções fundamentais ligadas à vida e à família, legalizando o aborto e redefinindo juridicamente o conceito de matrimônio.
Ele alertou para a situação do próprio país:
“Há um ataque contra a Polônia. Satanás não pode digerir o culto à Mãe de Deus e a São Miguel Arcanjo. Precisamos nos sentir resguardados pela sua proteção. O demônio não nos vencerá. Vocês têm que confiar humildemente na ajuda de Deus”.
O arcebispo reafirmou a missão de São Miguel Arcanjo de cooperar na realização do plano de salvação e acrescentou:
“Por isso, todas as pessoas a favor de Deus e desejosas de implementar este plano de Deus deveriam recorrer a ele para pedir ajuda”.
Dom Michalik também destacou algumas declarações em que o Papa Francisco enfatizou a realidade da existência do demônio e, por conseguinte, a nossa necessidade de ser prudentes para discernir as suas tentações.
“Não se esqueçam: vocês não precisam ter medo de Satanás e das suas tentações. Nós somos filhos de Deus! Ele cuida de nós. Ele está perto de nós. O nosso Anjo da Guarda, o Arcanjo Miguel, nós às vezes nos esquecemos de invocá-los, mas eles nos ajudam. Vocês simplesmente têm que acreditar em Deus e recordar que Satanás não tem acesso a um coração humilde”.
Aleteia