O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) ultrapassou os mil inscritos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Seul 2027. A marca foi alcançada ontem (12), Dia Internacional da Juventude.
“Chegar aos mil inscritos neste Dia Internacional da Juventude é perceber que há mil jovens que, a partir de diferentes lugares, comunidades e histórias, estão a dizer: vamos juntos”, disse o diretor do DNPJ, Pedro Carvalho, ao site do departamento.
As inscrições foram feitas junto à peregrinação “Vamos Juntos à JMJ Seul 2027”, organizada pelo DNPJ. As inscrições oficiais da jornada ainda não foram abertas.
Segundo o DNPJ, essa proposta “pretende que a participação portuguesa na JMJ Seul 2027 seja entendida não apenas como uma viagem até à Coreia do Sul, mas como um caminho que começa agora, envolvendo dioceses, movimentos, congregações, associações, comunidades e famílias”.
“A JMJ começa muito antes de Seul”, disse Pedro Carvalho. “Começa quando um jovem decide participar, quando uma comunidade se mobiliza e quando começamos a preparar o coração para aquilo que vamos viver”, acrescentou.
Vamos Juntos à JMJ Seul 2027
A peregrinação “Vamos Juntos à JMJ Seul 2027” foi lançada em 27 de maio deste ano. O departamento apresentou uma “estimativa de custo entre 1.900€ e 2.300€” para a peregrinação à Coreia do Sul, em 2027. Mas, ressaltou que “o valor final será definido a 27 de setembro de 2026”, depois de negociação com operadores e companhias aéreas.
Mas, a “preparação espiritual” dos jovens portugueses para a JMJ Seul 2027 começa no próximo dia 27 de agosto com o “Caminho 27”, com a primeira oração através do Passo a Rezar, um projeto digital, iniciativa da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal, em que há todos os dias uma proposta de oração de 10 minutos.
Segundo o DNPJ, a proposta de “Caminho 27” quer “acompanhar os jovens ao longo dos próximos meses, ajudando-os a preparar não apenas a viagem, mas sobretudo o coração para o encontro que os espera em Seul”.
Em setembro, também terá início um percurso de catequeses em preparação para a JMJ Seul 2027. Durante os próximos meses, disse o departamento, “os jovens serão convidados a descobrir o significado da Jornada, a conhecer a realidade da Igreja e da sociedade coreanas e a preparar-se para o encontro com jovens de todo o mundo”.
A JMJ Seul 2027 vai acontecer de 3 a 8 de agosto de 2027, com o tema “Coragem! Eu venci o mundo” (cf. Jo 16,33).
As Jornadas Mundiais da Juventude nasceram por iniciativa do papa são João Paulo II, depois do sucesso do encontro promovido em Roma, em 1985, no Ano Internacional da Juventude.
A JMJ já aconteceu em Roma, Itália, em 1986; Buenos Aires, Argentina, em 1987; Santiago de Compostela, Espanha, em 1989; Czestochowa, Polônia, em 1991; Denver, EUA, em 1993; Manila, Filipinas, em 1995; Paris, França, em 1997; Roma, Itália, em 2000; Toronto, Canadá, em 2002; Colônia, Alemanha, em 2005; Sydney, Austrália, em 2008; Madri, Espanha, em 2011; Rio de Janeiro, Brasil, em 2013; Cracóvia, Polônia, em 2016; Cidade do Panamá, Panamá, em 2019; Lisboa, Portugal, em 2023.
Fonte: ACI Digital







