27 Out 2016
Santo Contardo Ferrini - Jurisconsulto (1902)
Imagem do santo do dia

Durante a sua curta vida, o nosso santo, cristão secular, realizou grandes obras.

Era filho de Reinaldo Ferrini e Luísa Buccelati. Nasceu a 4 de Abril de 1859, exatamente um ano depois do casamento dos pais que eram muito bons cristãos e praticantes: missa diária, leitura da Sagrada Escritura e Vida dos Santos de cada dia, reza do terço em família. Tudo isto recebeu Contardo como um grande dom do céu.

A descrição bem completa dele devemo-la ao Papa Pio Xl que lhe professou uma grande veneração, embora não tivesse a dita de elevá-lo à honra dos altares: "Era de estatura média, cheia de solidez, de harmonia, de elegância de linhas; o passo rápido mas firme cena sempre pronta e cheia de sabedoria; a palavra cuidada e persuasiva; no seu rosto um ar de simpatia sempre igual, que jamais o abandonou até à vigília da morte; mas acima de tudo, nesse rosto brilhava um esplendor de pureza e de amável juventude. O seu olhar tinha toda a doçura da bondade, excelente coração; os seus olhos, a sua ampla fronte levavam consigo o reflexo de uma inteligência verdadeiramente soberana"...

Usava barba e bigode fartos e o cabelo curto e forte. O ambiente em Itália não era nada fácil para poder chegar onde Contardo chegou. O anticlericalismo estava na ordem do dia. Era certo que se tinha unificado a Itália mas o Papado tinha sofrido um duro golpe. Não era fácil ser imparcial e, às vezes, saber onde estava a verdade e o que era melhor para a Igreja.

Bem cedo se deram conta, parentes e estranhos, do portento daquele menino. Gozava de qualidades intelectuais fora de série. Sendo ainda uma criança apresentou-se ao Prefeito da Biblioteca Ambrosiana para pedir que lhe ensinasse hebraico. Pouco tempo depois já o falava e escrevia. Seguiu-se o estudo do siríaco e de outras línguas.

O seu tio Buccellati, abade e professor de direito penal, foi talvez um dos que mais influíram para que Contardo se decidisse pela carreira de Direito. Para isso passou para o Colégio Borromeo da cidade de Pavia. Ali o esperavam duras provas, mas com o seu esforço e com a ajuda da graça, de todas saiu vencedor. Cedo os companheiros se deram conta de que se tratava de um jovem extraordinário. Eles blasfemavam, tinham conversas desonestas... Ele fugia deles como de uma contínua tentação e entregava-se ao estudo e à oração. A sua pureza não se contaminou apesar de se encontrar num clima menos bom. No verão de 1881 fez voto de castidade que guardou incólume durante toda a sua vida. A sua vocação não era a de um religioso, mas a de um leigo cristão.

Apesar do seu temperamento tímido e introvertido, desenvolveu um grande trabalho entre os jovens universitários durante os longos anos de docência. Os alunos veneravam-no e admiravam-no. Era um sábio e um santo numa só peça e isto é o que, de fato, influi e convence.

Publicou estudos profundos sobre diversos temas sendo muito apreciados pelos especialistas. Ainda agora muitos o seguem e aceitam as investigações que realizou. O papa Pio Xl admirou a sua grande capacidade de trabalho como algo que ultrapassa o normal.

Amava ternamente a Eucaristia e a Virgem Maria. Nunca perdia a Missa diária. Vivia numa grande pobreza e numa enorme caridade. Em 17 de Outubro de 1902, aos 43 anos, partia para a eternidade.

Oração Santo Contardo Ferrini

Concedei-nos, Senhor altíssimo, a graça de sermos sempre prontos na defesa dos santos mistérios de Deus. Derramai sobre nós a graça da inteligência e da compreensão de tudo que seja do vosso agrado, segundo o carisma de São Contardo Ferrini. Amém.