26 Out 2014
Santo Estanislau de Kostka, (+1568)
Imagem do santo do dia

A sua festa celebra-se no dia 13 de Novembro, mas naquele dia a Igreja comemora também um grande santo espanhol da antiguidade, São Leandro, e não queremos deixar de evocar também este apóstolo da juventude.

Nasceu na Polônia de pais nobres: João, senhor de Zatarotzin e de Margarida sua esposa. O pai tem grandes esperanças nos filhos Paulo e Estanislaupara que ao glorioso apelido dos Kostkas juntem seus filhos novas glórias e, se ainda é possível, as superem. O pai compraz-se em falar aos filhos da fidalguia dos antepassados. A mãe, pelo contrário, gosta mais de lhes falar de coisas piedosas. Porque o pequeno a atende mais e com maior fruto, é lógico que manhã Margarida sinta predileção especial por ele.

Para a cerimônia do Batismo, que se celebrou com toda a pompa, escolheu-se o nobre André Radzanowski. Ao oferecê-lo a Maria, este fervoroso padrinho disse: «Virgem Maria, ofereço-te e consagro-te este menino purificado pelo sangue do teu Divino Filho... Mãe, aceita-o como escudo que livre a Polônia dos inimigos da tua Igreja». A devoção terna e filial para com a Mãe do Céu será uma das notas características da sua vida breve.

Estanislau era totalmente diferente do irmão mais velho, Paulo. Este era arrogante, amigo de dizer chistes, e só parece que lhe interessavam as coisas deste mundo. Estanislau era totalmente o contrário: serviçal, caritativo, humilde, profundamente piedoso e muito mortificado. Ele tinha sempre presente a eternidade, a graça e o amor do Senhor e isto estimulava-o a ser generoso para com o Senhor e para com os irmãos.

Era ainda muito pequeno quando a mãe lhe chamou a atenção porque procurava mortificar o seu corpo em demasia. Mesmo que fizesse um frio terrível, ele queria sair sem agasalho, guardar absti¬nência e jejum e fazer outros sacrifícios.

Para que recebessem uma mais digna educação, o pai enviou os filhos para o colégio dos Padres jesuítas de Viena. A despedida foi bastante triste e emocionante. O pai disse-lhe: «Olha, Estanislau, sinto muito a tua partida. Agora deves obedecer ao teu irmão Paulo e ao João Bilinski. Aqui todos te chamam o «anjo» da casa... Lá deves ser valente, a ver se dás um bom cavaleiro». D. Margarida não pensava assim: desejava que o seu filho Estanislau fosse feliz mas dentro da vocação a que o Senhor o chamasse... Estanislau ao despedir-se da mãe disse-lhe: "Não sofras, mamã, procurarei ser digno do nosso apelido".

No colégio bem depressa conquistou o coração de professores e companheiros. O irmão Paulo e o próprio Bilinsk deixavam bastante a desejar e pegavam com ele. Enquanto eles se entregavam a passatempos e tertúlias não muito santas, ele ficava em casa entregue à oração, ao estudo e a obras de caridade... No internato de Viena foi um verdadeiro modelo para todos. Teve que abandoná-lo e, para obedecer ao irmão, foram viver para casa de um furibundo luterano. Muito sofreu ali. Um dia fugiu de casa vestido de camponês e pôs-se a caminho de Roma. Encontrou-se com São Pedro Canísio que o recomendou ao Geral da Companhia que era São Francisco de Borja. Em Roma foi um modelo de noviços. Todos se davam conta de que tinham no seu meio um santo.

Certo dia o P. Mestre Manuel Saies pede-lhe que diga as razões porque ama Maria: "Porque é a minha Mãe".

Ali estava todo o seu amor e toda a sua teologia. Adoeceu quando estava apenas há dez meses no noviciado dos jesuítas. Morreu santamente em 1568.

Oração a Santo Estanislau Kostka

Ó Deus, Forte e Eterno, que concedestes grandes graças ao Vosso jovem servo, Santo Estanislau, concedei a todos os nossos jovens, serem mais firmes na fé e constantes no testemunho. Por Cristo Senhor, amém.

Santo Estanislau Kostka, rogai por nós.