26 Jul 2014
São Joaquim e Sant'Ana, pais da Virgem Maria
Imagem do santo do dia

Joaquim e Ana são os nomes que uma tradição, que tem origem no século II, atribui aos pais da Virgem Maria. São dois nomes cheios de grandeza aos olhos de Deus, grandeza que se esconde na simplicidade e na humildade. Dois nomes com um sentido maravilhoso e providencial.

Joaquim significa preparação do Senhor, trabalho e constância. A Providência divina move os fios da história. Durante largos séculos o Senhor preparou, por meio dos profetas e patriarcas, a vinda do Desejado das nações. Israel desejava com ansiedade renovada esta chegada.

A demora não extinguia os anelos de Joaquim e Ana. Eles aproximavam-se do fim da vida, sem descendência. Mas continuavam a rezar, porfiando numa oração inflamada diante do Senhor. A sua esperança mantinha-se incólume.

Ana, «a Mãe da Melhor», como lhe chama Lope de Vega no título de uma comédia, quer dizer amor e prece. Não era a primeira a usar este nome. Uma contemporânea sua, a profetiza Ana, também esperava o Messias. E encontrou-o, quando Jesus foi apresentado no templo.

No livro de Samuel aparece outra Ana, a mãe de Samuel, com uma história parecida à da mãe da Virgem Maria. Estava a rezar diante do Senhor. Movia os lábios, mas não se lhe ouvia a voz. Os sacerdotes pensam que ela está bêbeda. «Não bebi vinho, diz-lhes; estava apenas derramando a minha alma diante de Deus». A sua alma estava cheia de tristeza. Sofre o opróbrio da esterilidade, porque Deus não a tinha considerado digna de ter um filho que pudesse ser o Messias de Israel. Deus fê-la mãe de Samuel.

Por isso reza e chora também a esposa de Joaquim. Pressente que vai chegar o Redentor, e ora intensamente para acelerar a sua vinda. Mas fica triste, porque se vê envelhecer na esterilidade.

As orações de Ana foram escutadas. Um anjo segundo alguns o mesmo da Anunciação aparece a Ana na Porta Dourada do tem-pio e profetiza-lhe o nascimento de uma Menina que se chamará Maria e será a predileta do Senhor. «Oh lindíssima Menina, diz São João Damasceno, benditas as entranhas e o ventre de que nasceste».

No seio estéril de Ana germinou a plenitude da graça. Em suas entranhas realizou-se o sublime mistério da Conceição Imaculada de Maria, «prodígio de prodígios ..e abismo de milagres», diz o Damasceno. «Santa Terra estéril, que ao cabo produziu toda a abundância que sustenta o mundo», segundo se exprime Miguel de Cervantes em «La Gitanilla».

Todos os antigos anelos se tinham condensado em Joaquim e Ana; neles se iam cumprir as promessas. Foram os pais ditosos da menina Maria, que logo Deus faria sua Mãe e nossa Mãe.

De Joaquim e Ana podemos dizer que, se Deus os escolheu para uma obra tão admirável, grandes devem ter sido aqueles dois corações. Se tinham de educar aquela que Deus escolhia como Mãe de seu Filho, quanta doçura, bondade e beleza deveria haver naquelas almas. Pois tinham sido destinados por Deus para serem os pais de uma Menina sem par, não apenas sem mancha, mas cheia de graça, «a cheia de graça», a bendita entre as mulheres, a Formosa, a Agraciada, Maria, «lugar alto onde habita Deus».

O culto a São Joaquim é mais recente. Mas o culto a Santa Ana é muito antigo. Em Jerusalém está a igreja de Santa Ana, junto do templo. Ali viviam, segundo a tradição, Joaquim e Ana. E, segundo a opinião de muitos Padres, aqui nasceu a Aurora da nossa salvação, a Virgem Maria.

Oração a São Joaquim e Sant'Ana

Ó Beatíssimos pais da Mãe de Deus, S. Joaquim e Sant’Ana, nós vos saudámos e bendizemos com devoção e amor. Alegramo-nos de todo o coração pela vossa glória e por aquele sublime privilégio pela qual Deus vos escolheu para serdes os pais da Mãe de Deus, Maria Santíssima. Rogai por nós a Jesus e a Maria para que nós os agrademos em tudo. Tende piedade de nós como os pais têm de seus filhos. Nós vos pedimos do fundo do coração para que intercedeis ao vosso divino Neto para que nos ajude na nossa caminhada e ilumine os nossos espíritos. Sede nossos consoladores na vida e na morte. Assisti-nos na nossa última agonia, para que dignamente recebamos os santos sacramentos da Igreja e, partindo deste mundo com o coração contrito, possamos chegar ao céu. Amem