MEDITAÇÕES E ORAÇÕES DO SANTO PADRE JOÃO PAULO II
ORAÇÃO INICIAL
O Santo Padre:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
R. Amen.
“Se alguém quiser vir após Mim, renegue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me” (Mt 16, 24).
Noite de Sexta-feira Santa. Há vinte séculos que a Igreja se reúne nesta noite para recordar e reviver os acontecimentos da última etapa do caminho terreno do Filho de Deus. Hoje, como nos demais anos, a Igreja que está em Roma concentra-se no Coliseu, para seguir os passos de Jesus que, “carregando às costas a cruz, saiu para o lugar chamado Crânio, que em hebraico se diz Gólgota” (Jo 19, 17).
Encontramo-nos aqui animados pela convicção de que a via-sacra do Filho de Deus não foi um simples caminhar para o lugar do suplício. Acreditamos que cada passo do Condenado, cada gesto e palavra d’Ele, e tudo o mais que foi vivido e realizado por quantos tomaram parte neste drama, continua incessantemente a falar-nos. Cristo, mesmo no seu sofrimento e na sua morte, desvenda-nos a verdade acerca de Deus e do homem.
Neste Ano Jubilar, queremos refletir mais intensamente no conteúdo daquele acontecimento, para que fique gravado, com uma força nova, nas nossas mentes e nos nossos corações e daí brote a graça duma autêntica participação.
Participar significa ter uma parte. E que significa ter uma parte na cruz de Cristo? – Significa experimentar, no Espírito Santo, o amor que a cruz de Cristo encerra. Significa reconhecer, à luz desse amor, a própria cruz. Significa retomá-la aos próprios ombros e, por força sempre daquele amor, caminhar… Caminhar pela vida fora, imitando Aquele que “suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está agora sentado à direita do trono de Deus” (Heb 12, 2). Alguns momentos de silêncio. Oremos: Senhor Jesus Cristo, enchei os nossos corações com a luz do vosso Espírito, para que, acompanhando-Vos no vosso último caminho, conheçamos o preço da nossa redenção e nos tornemos dignos de participar nos frutos da vossa paixão, morte e ressurreição. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.
R. Amém.
- Primeira Estação
- Segunda Estação
- Terceira Estação
- Quarta Estação
- Quinta Estação
- Sexta Estação
- Sétima Estação
- Oitava Estação
- Nona Estação
- Décima Estação
- Décima Primeira Estação
- Décima Segunda Estação
- Décima Terceira Estação
- Décima Quarta Estação
Hoje foi a primeira vez que acessei este site, fiquei maravilhada com as orações,a Via Sagra não imaginava que poderíamos orar com a Via Sacra. Que Deus ilumine cada um que são responsável por essa pagina, dando-lhe sabedoria e muita saúde. obrigado!