Tu que tanto aproximaste Cristo da tua época, ajuda-nos a aproximar Cristo da nossa época, dos nossos tempos difíceis e críticos.
Ajuda-nos! Estes tempos esperam Cristo com grandíssima ansiedade, embora de tal coisa não se dêem conta muitas pessoas da nossa época. Não serão estes, tempos que nos preparem para um renascimento de Cristo, para um novo Advento?
Nós, todos os dias, na oração eucarística exprimimos a nossa expectativa, dirigida a ele só, nosso Redentor e Salvador, a ele que é o termo da história do homem e do mundo.
Ajuda-nos, São Francisco de Assis, ajuda-nos a aproximar Cristo da Igreja e do mundo de hoje. Tu que trouxeste no teu coração os altos e baixos dos teus contemporâneos, ajuda-nos, com o coração vizinho ao coração do Redentor, a abraçar as alternativas dos homens de nossa época.
Os difíceis problemas sociais, econômicos e políticos, os problemas da cultura e da civilização contemporânea, todos os sofrimentos do homem de hoje, as suas dúvidas, as suas negações, as suas debandadas, as suas tensões, os seus complexos e suas inquietações…
Ajuda-nos a traduzir tudo isto em simples e frutuosa linguagem do Evangelho.
Ajuda-nos a reduzir tudo a categorias evangélicas, de maneira que possa ser Cristo “caminho, verdade e vida” para o homem, nosso contemporâneo.
Por: Beato João Paulo II