18º Semana do Tempo Comum Na 2,1.3;3,1-3.6-7
1Eis que vem sobre as montanhas um mensageiro de boa-nova, alguém que anuncia a felicidade. Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre teus votos! Porque o ímpio não passará mais por tua terra; está completamente aniquilado.
3O Senhor restaura o esplendor de Jacó, assim como o esplendor de Israel, depois que os saqueadores despojaram e destruíram seus sarmentos.*
3,1Ai da cidade sanguinária, cheia de fraude e de violência, e que não põe termo à sua rapinagem!
2Ruído de chicote! Estrondo de rodas! Cavalos a relinchar, carros a dançar,
3cavaleiros à brida, espadas que reluzem, lanças que cintilam, multidão de feridos, mortos em massa, cadáveres sem-número, nos quais se tropeça...
6Vou cobrir-te de imundícies para te aviltar, e irei te expor como espetáculo.
7Todos os que te virem fugirão para longe de ti, dizendo: “Nínive está arruinada!”. Quem se apiedará de ti? Aonde te irei buscar consoladores?
18º Semana do Tempo Comum Dt 32,35cd-36ab.39abcd.41
Resposta: “Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!”
35cdPorque está próximo o dia da sua ruína e o seu destino se precipita.*
36O Senhor fará justiça ao seu povo e terá compaixão dos seus servos.
39Reconhecei agora: eu só, somente eu sou Deus, e não há outro além de mim. Eu extermino e chamo à vida, eu firo e curo, e não há quem o arranque de minha mão.
41quando afiar a minha espada reluzente e tomar a minha aljava, me vingarei dos meus inimigos e darei a paga aos que me odeiam;
18º Semana do Tempo Comum Mt 16,24-28
24Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: “Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.
25Porque aquele que quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, irá recobrá-la.
26Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida? Ou que dará um homem em troca de sua vida?...*
27Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras.
28Em verdade vos declaro: muitos destes que aqui estão não verão a morte, sem que tenham visto o Filho do Homem voltar na majestade de seu Reino”.
Comentário:
Ganhar a vida – O cristão é um ganhador de profissão. Na sua vida tudo se transforma em ganho, mesmo que pareça perda. Até a dor frutifica em glória e o pecado se converte em graça. É o Senhor que nos ensina a divina sabedoria de perder para ganhar, de morrer para ter vida. Negar-se a si mesmo é dizer não ao meu orgulho e egoísmo, aos meus gostos e interesses. Tenho de rejeitar muita coisa para dar espaço a Cristo e me oferecer a Deus, como vítima santa, agradável. «Estou crucificado com Cristo» (Gl 2,19).
Tomar a cruz é uma escolha e não uma fatalidade. Está nela a ciência de Cristo e do cristão, o compêndio do amor e da verdade. A cruz é patrimônio do homem, herdade da nossa condição de limitados. É de Cristo porque é nossa; fomos nós que a inventámos. No seguimento de Cristo há sempre uma cruz, que nos identifica com Ele. É o sinal que nos assegura de não corrermos em vão. Cristo sem cruz não é Cristo. Mas cruz sem Cristo seria fracasso e loucura.
Na economia da graça perder é ganhar e ganhar é perder. Perder a vida significa desencontrar-me de mim, para que orgulhos e egoísmos não me arrastem; desencontra-me do mundo, para que os seus critérios não me enganem. Perder a vida é encontrar-me no pensamento e no coração de Deus, fazendo a sua vontade. Para ganhar o homem perdido, Deus perdeu-se no homem. Enquanto não me perder pelos outros, nada poderei ganhar.
Senhor, quero perder-me em ti para ser achado de todos!

