07 Dez 2025

2ª Domingo do Advento Is 11,1-10

1Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes.*

2Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor do Senhor.

3Sua alegria se encontrará no temor do Senhor. Ele não julgará pelas aparências, e não decidirá pelo que ouvir dizer;*

4mas julgará os fracos com equidade, fará justiça aos pobres da terra, ferirá o homem impetuoso com uma sentença de sua boca, e com o sopro dos seus lábios fará morrer o ímpio.

5A justiça será como o cinto de seus rins, e a lealdade circundará seus flancos.

6Então, o lobo será hóspede do cordeiro, a pantera se deitará ao pé do cabrito, o touro e o leão comerão juntos, e um menino pequeno os conduzirá;

7a vaca e o urso se fraternizarão, suas crias repousarão juntas, e o leão comerá palha com o boi.

8A criança de peito brincará junto à toca da víbora, e o menino desmamado meterá a mão na caverna da áspide.

9Não se fará mal nem dano em todo o meu santo monte, porque a terra estará cheia de ciência do Senhor, assim como as águas recobrem o fundo do mar.

10Naquele tempo, o rebento de Jessé, posto como estandarte para os povos, será procurado pelas nações e gloriosa será a sua morada.

2ª Domingo do Advento Rm 15,4-9

4Ora, tudo quanto outrora foi escrito, foi escrito para a nossa instrução, a fim de que, pela perseverança e pela consolação que dão as Escrituras, tenhamos esperança.

5O Deus da perseve­rança e da consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Jesus Cristo,

6para que, com um só coração e uma só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

7Por isso, acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória de Deus.

8Pois asseguro que Cristo exerceu seu ministério entre os circuncisos para manifestar a veracidade de Deus pela realização das promessas feitas aos patriarcas.

9Quanto aos pagãos, eles só glorificam a Deus em razão de sua misericórdia, como está escrito: Por isso, eu vos louvarei entre as nações e cantarei louvores ao vosso nome.

2ª Domingo do Advento Sl 71,1-2.7-8.12-13.17

Resposta: “Nos seus dias a justiça florirá.”

1Ó Deus, confiai ao rei os vossos juízos. Entregai a justiça nas mãos do filho real,*

2para que ele governe com justiça vosso povo, e reine sobre vossos humildes servos com equidade.

7Florescerá em seus dias a justiça, e a abundância da paz até que cesse a lua de brilhar.

8Ele dominará de um ao outro mar, desde o grande rio até os confins da terra.*

12Porque ele livrará o infeliz que o invoca, e o miserável que não tem amparo.

13Ele se apiedará do pobre e do indigente, e salvará a vida dos necessitados.

17Seu nome será eternamente bendito, e durará tanto quanto a luz do sol. Nele serão abençoadas todas as tribos da terra, bem-aventurado o proclamarão todas as nações.

2ª Domingo do Advento Mt 3,1-12

1Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia.

2Dizia ele: “Fazei penitência porque está próximo o Reino dos Céus.”

3Este é aquele de quem falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas (Is 40,3).

4João usava uma vesti­menta de pelos de camelo e um cinto de couro em volta dos rins. Alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.

5Pessoas de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a circunvizinhança do Jordão vinham a ele.

6Confessavam seus pecados e eram batizadas por ele nas águas do Jordão.

7Ao ver, porém, que muitos dos fariseus e dos saduceus vinham ao seu batismo, disse-lhes: “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da cólera vindoura?*

8Dai, pois, frutos de verdadeira penitência.

9Não digais dentro de vós: Nós temos a Abraão por pai! Pois eu vos digo: Deus é poderoso para suscitar destas pedras filhos a Abraão.

10O machado já está posto à raiz das árvores: toda árvore que não produzir bons frutos será cortada e lançada ao fogo.

11Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo.

12Tem na mão a pá, limpará sua eira e reco­lherá o trigo ao celeiro. As palhas, porém, serão queimadas num fogo inextinguível”.

Comentário:

Fogo do Espírito

No 2º Domingo do Advento, somos conduzidos ao deserto para ouvir uma voz que não pode ser ignorada. João Batista surge como um despertador da alma. Ele anuncia que não dá mais para viver de qualquer jeito, como se a vinda de Jesus fosse algo distante. Mt 3,2: “Fazei penitência, porque está próximo o Reino dos céus.”

A conversão não é medo do castigo, mas decisão de amor. É abrir espaço para que Cristo ocupe o centro da nossa história. João fala com força porque sabe que o coração humano tende a se acomodar. Deus, porém, quer mais. Quer transformar. Quer renovar.

João Batista nos provoca em Mt 3,8 afirmando: “Dai, pois, frutos dignos de penitência.” Não basta dizer “eu creio”. É preciso deixar que a fé gere atitudes novas: perdão onde havia mágoa, verdade onde havia mentira, oração onde havia frieza, Eucaristia onde havia ausência.
Advento é o tempo de limpeza interior. Deus quer arrancar o que sufoca a vida espiritual: vícios, desculpas, pecados escondidos. Ele quer restaurar a alegria de sermos d’Ele. João Batista aponta para Jesus, o único que pode mudar tudo.

E ele, apontando para Jesus, também nos dá uma revelação central para a vida cristã em Mt 3,11: “Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo.” Jesus não veio para melhorar um pouco quem somos. Ele veio para fazer novas todas as coisas. Hoje, Deus nos chama ao deserto do coração para iniciar uma decisão concreta: preparar o caminho do Senhor dentro de nós. Não amanhã. Agora.

Oração pessoal: Jesus, purifica o meu coração e acende em mim o fogo do Teu Espírito. Que eu escolha hoje viver para Ti. Amém!


Propósito do dia: Escolher um pecado, hábito ou atitude que precisa mudar e dar hoje o primeiro passo concreto de conversão neste Advento.