4º Semana da Quaresma Is 49,8-15
8Eis o que diz o Senhor: no tempo da graça eu te atenderei, no dia da salvação eu te socorrerei, Eu te formei e designei para fazer a aliança com os povos, para restaurar o país e distribuir as heranças devastadas,*
9para dizer aos prisioneiros: “Saí!”. E àqueles que mergulham nas trevas: “Vinde à luz!”. Ao longo de todo o trajeto terão o que comer. Sobre todas as dunas encontrarão seu alimento.
10Não sentirão fome nem sede; o vento quente e o sol não os castigarão, porque aquele que tem piedade deles os guiará e os conduzirá às fontes.
11Eu lhes tornarei acessíveis todas as montanhas, e caminhos atingirão as alturas.
12Ei-los que vêm de longe, ei-los do norte e do poente, e outros da terra de Assuã.*
13Cantai, ó céus; terra, exulta de alegria; montanhas, prorrompei em aclamações! Porque o Senhor consolou seu povo, comoveu-se e teve piedade dos seus na aflição.
14Sião dizia: “O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-me”.
15Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca.
4º Semana da Quaresma Sl 144,8-9.13cd-14.17-18
Resposta: “Misericórdia e piedade é o Senhor.”
8O Senhor é clemente e compassivo, generoso e cheio de bondade.
9O Senhor é bom para com todos, e sua misericórdia se estende a todas as suas obras.
13cdO Senhor é fiel em suas palavras, e santo em tudo o que faz.
14O Senhor sustém os que vacilam, e soergue os abatidos.
17O Senhor é justo em seus caminhos, e santo em tudo o que faz.
18O Senhor se aproxima dos que o invocam, daqueles que o invocam com sinceridade.
4º Semana da Quaresma Jo 5,17-30
17Mas ele lhes disse: “Meu Pai continua agindo até agora, e eu ajo também”.
18Por essa razão os judeus, com maior ardor, procuravam tirar-lhe a vida, porque não somente violava o repouso do sábado, mas afirmava ainda que Deus era seu Pai e se fazia igual a Deus.
19Jesus tomou a palavra e disse-lhes: “Em verdade, em verdade vos digo: o Filho de si mesmo não pode fazer coisa alguma; ele só faz o que vê fazer o Pai; e tudo o que o Pai faz, o faz também semelhantemente o Filho.
20Pois o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que faz; e maiores obras do que esta lhe mostrará, para que fiqueis admirados.
21Com efeito, como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer.
22Assim também o Pai não julga ninguém, mas entregou todo o julgamento ao Filho.
23Desse modo, todos honrarão o Filho, bem como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou.
24Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida.
25Em verdade, em verdade vos digo: vem a hora, e já está aí, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem, viverão.*
26Pois como o Pai tem a vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter a vida em si mesmo,
27e lhe conferiu o poder de julgar, porque é o Filho do Homem.*
28Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de sua voz:
29os que praticaram o bem irão para a ressurreição da vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados.
30De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
Comentário:
Meu Pai trabalha e Eu também - Deus é vida e ação. Trabalha na sua obra, dando-lhe o ser e o agir, em criação permanente. No sétimo dia, Deus descansou e contempla a sua obra. O homem é o êxtase de Deus, a obra prima, saída das suas mãos. O descanso de Deus é o trabalho do homem. Pelo trabalho completamos a obra dos Três, tornando-nos participantes do seu ato criador. Na fé e no amor criamo-nos a toda a hora. Tudo se faz e acontece, segundo um desígnio de amor, onde o Pai é o arquiteto, o Filho é o projeto e o Espírito Santo construtor. «Vós sois a construção de Deus».
Cristo veio ao mundo para fazer a mesma obra do Pai. Essa obra grande foi a ressurreição, fazendo de nós um povo de ressuscitados. A nossa grande obra de filhos consiste em deixar fazer, deixar-se amar. Parece pouco, mas é tudo e o mais difícil. Deixar-me amar é amar a Deus, não como eu quero, mas como ele quer, não ao meu gosto, mas ao gosto de Deus. Viver é estar à escuta de Deus, para sermos livres e senhores. Quando eu fizer a vontade do Pai, serei verdadeiramente homem.
«O Pai entregou ao Filho todo o julgamento». Cristo veio ao mundo para que se faça um juízo (Jo 9,39). Ele é a norma dos juízos de Deus, nele as razões se fundam e esclarecem. Seremos julgados pela fé em Jesus Cristo. Toda a sua vida é um julgamento. Aberta a audiência na Encarnação, virá no último dia para nos ler a sentença. O coração nos acusa e as obras nos absolvem ou condenam.
Senhor, trabalha em mim! Há tanto que fazer!

