16 Dez 2025

3° Semana do Advento Sf 3,1-2.9-13

1Ai da cidade rebelde e abjeta, da cidade tirânica!

2Ela não ouviu a voz, nem aceitou o aviso; não confiou no Senhor, nem se aproximou do Senhor, seu Deus.

9Então, darei aos povos lábios puros, para que invoquem todos o nome do Senhor, e o sirvam em um mesmo espírito de zelo.*

10De além dos rios da Etiópia virão os meus adoradores, meus filhos dispersos, trazer-me a sua oferta.

11Naquele dia, não serás mais confundida por causa de todos os pecados que cometeste contra mim, porque então tirarei do meio de ti teus fanfarrões arrogantes; não te orgulharás mais no meu santo monte.

9Então, darei aos povos lábios puros, para que invoquem todos o nome do Senhor, e o sirvam em um mesmo espírito de zelo.*

10De além dos rios da Etiópia virão os meus adoradores, meus filhos dispersos, trazer-me a sua oferta.

11Naquele dia, não serás mais confundida por causa de todos os pecados que cometeste contra mim, porque então tirarei do meio de ti teus fanfarrões arrogantes; não te orgulharás mais no meu santo monte.

12Deixarei subsistir no meio de ti um povo humilde e modesto, que porá sua confiança no nome do Senhor.

13Os que restarem de Israel se absterão do mal, e não proferirão a mentira; não se achará mais em sua boca língua enganosa, porque serão apascentados e repousarão, sem haver quem os inquiete.

3° Semana do Advento Sl 33,2-3.6-7.17-18.19 e 23

Resposta: “Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.”

2Bendirei continuamente o Senhor, seu louvor não deixará meus lábios.

3Glorie-se a minha alma no Senhor; ouçam-me os humildes, e se alegrem.

6Olhai para ele a fim de vos alegrardes, e não se cobrir de vergonha o vosso rosto.

7Vede, este miserável clamou e o Senhor o ouviu, de todas as angústias o livrou.

17O Senhor volta a sua face irritada contra os que fazem o mal, para apagar da terra a lembrança deles.

18Apenas clamaram os justos, o Senhor os atendeu e os livrou de todas as suas angústias.

19O Senhor está perto dos contritos de coração, e salva os que têm o espírito abatido.

23O Senhor livra a alma de seus servos; não será punido quem a ele se acolhe.

3° Semana do Advento Mt 21,28-32

28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: ‘Meu filho, vai trabalhar hoje na vinha’.

29Respondeu ele: ‘Não quero’. Mas, em seguida, tocado de arrependimento, foi.

30Dirigindo-se depois ao outro, disse-lhe a mesma coisa. O filho res­pondeu: ‘Sim, pai!’. Mas não foi.*

31Qual dos dois fez a vontade do pai? ‘O primeiro’ – responderam-lhe. E Jesus disse-lhes: ‘Em verdade vos digo: os publicanos e as mere­trizes vos precedem no Reino de Deus!

32João veio a vós no caminho da justiça e não crestes nele. Os publicanos, porém, e as prostitutas creram nele. E vós, vendo isso, nem fostes tocados de arrependimento para crerdes nele’.”

Comentário:

Arrependeu-se e foi — Duas atitudes perante o projeto do Pai. Um disse: «Não quero. Mas depois arrependeu-se e foi». O outro disse: «Quero, mas depois não foi». O primeiro representa os publicanos e pecadores; o segundo representa os fariseus e anciãos do povo.  Pecado é dizer não à vontade do Pai. Mas por caminhos de fugas e disfarces de miséria e cativeiros, triunfa em nós o amor misericordioso. E por obra da graça, o não converteu-se em sim. A fina flor da graça é converter o mal em bem. Dizer não e depois sim é o itinerário de todos os pecadores. Na obediência da fé, quiseram a vontade de Deus.

Mas os fariseus, os de ontem e de hoje, dizem, mas não fazem. Pretendem a aliança do sim e do não, incapazes de coerência e compromissos. Vivem de disfarces e aparências, encobrindo os pensamentos secretos do coração. São ouvintes da palavra, mas não são praticantes de Deus. Por isso, publicanos e pecadores, que acreditaram e se converteram, «vão antes de vós para o Reino de Deus».

E eu, qual dos dois represento? Quero comprometer-me com Cristo pelas obras da fé, ir trabalhar com Ele na vinha da vontade do Pai. O Advento convida-me à conversão.  Se acredito, tenho de mudar de vida, andar pelos caminhos da justiça e da verdade. A mentira que sou é o pecado grave da minha vida de cristão. Antes pecador do que hipócrita. Dum pecador pode sair um justo; mas dum hipócrita só dissimulação e aparências.

Senhor, eu quero, mas ajuda o meu querer!