05 Dez 2025

1ª Semana do Advento Is 29,17-24

17Acaso, dentro de muito pouco tempo, não será o Líbano convertido em vergel, e o vergel não passará por floresta?*

18Naquele tempo, os surdos ouvirão as palavras de um livro; e, livres da obscuridade e das trevas, os olhos dos cegos verão.*

19Os humildes encontrarão cada vez mais ventura no Senhor e os homens mais pobres, graças ao Santo de Israel, estarão jubilosos.

20Pois não haverá mais tiranos, já terá desaparecido o cético, e todos os que planejavam o mal serão exterminados;

21os que, por uma palavra, acusam os outros; os que, à porta, procuram enganar o juiz e por um nada fazem o inocente perder sua causa.*

22Por isso, eis o que disse o Senhor, o Deus da casa de Jacó, que resgatou Abraão: “Daqui em diante Jacó não será mais confundido, e seu rosto não mais empalidecerá,

23porque, quando virem nele minha obra, bendirão o meu nome”. Glorificarão o Santo de Jacó e temerão o Deus de Israel.*

24Os espíritos desencaminhados aprenderão sabedoria, e os que murmuravam receberão instrução.

1ª Semana do Advento Sl 26,1.4.13-14

Resposta: “O Senhor é minha luz e salvação.”

1O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei? O Senhor é o protetor de minha vida, de quem terei medo?*

4Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário.

13Sei que verei os benefícios do Senhor na terra dos vivos!

14Espera no Senhor e sê forte! Fortifique-se o teu coração e espera no Senhor!

1ª Semana do Advento Mt 9,27-31

27Partindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, gritando: “Filho de Davi, tem piedade de nós!”.

28Jesus entrou numa casa e os cegos aproximaram-se dele. Disse-lhes: “Credes que eu posso fazer isso?” – “Sim, Senhor” –, responderam eles.

29Então, ele tocou-lhes nos olhos, dizendo: “Seja-vos feito segundo vossa fé”.

30No mesmo instante, os seus olhos se abriram. Recomendou-lhes Jesus em tom severo: “Vede que ninguém o saiba”.

31Mas apenas haviam saído, espalharam a sua fama por toda a região.

Comentário:

Conforme a vossa fé – A fé é a força que vence o mundo. Gritamos, como estes cegos, porque acreditamos. A vida cristã funda-se na fé, vive-se na fé, resposta salutar a todos os problemas do homem. Nas dificuldades da vida passa por nós a divina solicitude, que nos acolhe e conforta. Fé é dom gratuito, iniciativa de Deus que nos fala entre nuvens. É a divina lucidez, a certeza absoluta, ver pelos olhos de Deus aquilo que não entendo.

«Tocou-lhe nos olhos». Deus acerca-se de nós em gestos e finais sensíveis, que tocam o homem espiritual para além da razão e dos sentidos. Mas não há proporção nenhuma entre tocar e ver, gritar e ser curado. São meios desproporcionados que o amor misericordioso converte em graça. No mundo da fé não há muros nem barreiras e o sol nunca se põe. Por cima das nuvens e tormentas, há sempre o sol a brilhar.

«Que ninguém o saiba». Os milagres de Jesus não são espetáculo para angariar aplausos e votos da multidão. São apenas sinais, confirmação das Escrituras para quem tiver olhos de ver e ouvidos de ouvir. «Mas eles divulgaram a fama de Jesus». Amor é fogo que tem presa de comunicar-se. Não tem medida nem lei, porque ele é a lei sem medida. Se eu tivesse fé como um grão de mostarda veria maravilhas. Grande fé, grandes obras.

- «Acreditais?»

- «Acreditamos, Senhor!»