2ª Semana do Advento Is 41,13-20
13Pois eu, o Senhor, teu Deus, eu te seguro pela mão e te digo: “Nada temas, eu venho em teu auxílio.
14Portanto, nada de medo, Jacó, pobre vermezinho, Israel, mísero inseto. Sou eu quem venho em teu auxílio” – diz o Senhor, teu Redentor é o Santo de Israel.*
15Vou fazer de ti um trenó triturador, novinho, eriçado de pontas: calcarás e esmagarás as montanhas, picarás miúdo as colinas como a palha do trigo.*
16Tu as joeirarás e o vento as carregará; o turbilhão as espalhará; entretanto, graças ao Senhor, te alegrarás, te gloriarás no Santo de Israel.
17Os infelizes que buscam água e não a encontram e cuja língua está ressequida pela sede, eu, o Senhor, os atenderei, eu, o Deus de Israel, não os abandonarei.
18Sobre os planaltos desnudos, farei correr água, e brotar fontes no fundo dos vales. Transformarei o deserto em lagos, e a terra árida em fontes.
19Plantarei no deserto cedros e acácias, murtas e oliveiras; farei crescer nas estepes o cipreste, ao lado do olmo e do buxo,
20a fim de que saibam à evidência, e pela observação compreendam, que foi a mão do Senhor que fez essas coisas, e o Santo de Israel quem as realizou.
2ª Semana do Advento Sl 144,1.9.10-11.12-13ab
Resposta: “Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão!”
1Ó meu Deus, meu rei, eu vos glorificarei, e bendirei o vosso nome pelos séculos dos séculos.*
9O Senhor é bom para com todos, e sua misericórdia se estende a todas as suas obras.
10Glorifiquem-vos, Senhor, todas as vossas obras, e vos bendigam os vossos fiéis.
11Que eles apregoem a glória de vosso reino, e anunciem o vosso poder,
12para darem a conhecer aos homens a vossa força, e a glória de vosso reino maravilhoso.
13Vosso reino é um reino eterno, e vosso império subsiste em todas as gerações. O Senhor é fiel em suas palavras, e santo em tudo o que faz.
2ª Semana do Advento Mt 11,11-15
11Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele.
12Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos Céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam.*
13Porque os profetas e a Lei tiveram a palavra até João.
14E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar.*
15Quem tem ouvidos ouça.
Comentário:
Violência evangélica – Nesta caminhada de Advento vai à frente João Batista a anunciar os tempos novos. É o Precursor anunciado por Isaías, o verdadeiro Elias, que estava para vir. Na sua voz e pessoas escutamos e aprendemos o caminho para andar, um programa para viver e cumprir. João Batista não só aponta caminhos, mas ele mesmo se faz caminho. Caminhando com ele, também nós nos fazemos precursores, correndo para a meta, que é Cristo. Como João Batista, também nós temos de nos esvaziar de tudo e de nós mesmos, diminuir para que Cristo cresça.
«Mas o menor do Reino dos Céus é maior do que ele». Esta superioridade vem-nos da dignidade e essência do cristão. Ao perguntarem a João Batista se ele era Cristo, ele responde: Não! Mas ao perguntarem ao cristão se ele é Cristo, o cristão responde: Sim! Pelo nosso batismo formamos todos um só e o mesmo Cristo. A grandeza e dignidade da Cabeça honra e reveste todos os membros. No Reino de Cristo todos são reis e senhores, todos coroados e exaltados na mesma glória do Rei.
Mas para isso, temos de entrar na luta. O Reino dos Céus é dos violentos, daqueles que se mostram intransigentes na denúncia do mal que há em si, mais do que do mal que veem nos outros. A violência evangélica consiste na mansidão. Só os mansos e os humildes conquistarão o Reino dos Céus, porque fazem violência em si mesmos, arrasando egoísmos, abatendo orgulhos. No Reino de Deus, já neste mundo, Dona Humildade é Rainha.
Senhor, dá-me a força de ser humilde!

