Santa Maria Madalena Ct 3,1-4a
1Durante a noite, no meu leito, busquei o meu amado; procurei-o, sem encontrá-lo.
2Vou levantar-me e percorrer a cidade, as ruas e as praças, em busca daquele que meu coração ama; procurei-o, sem encontrá-lo.
3Os guardas encontraram-me quando faziam a sua ronda na cidade. “Vistes acaso aquele que meu coração ama?”
4aMal passara por eles, encontrei aquele que meu coração ama.
Santa Maria Madalena Sl 62,2.3-4.5-6.8-9
Resposta: “A minha alma tem sede de vós, Senhor!”
2Ó Deus, vós sois o meu Deus, com ardor vos procuro. Minha alma está sedenta de vós, e minha carne por vós anseia como a terra árida e sequiosa, sem água.
3Quero vos contemplar no santuário, para ver vosso poder e vossa glória.
4Porque vossa graça me é mais preciosa do que a vida, meus lábios entoarão vossos louvores.
5Assim vos bendirei em toda a minha vida, com minhas mãos erguidas vosso nome adorarei.
6Minha alma saciada como de fino manjar, com exultante alegria meus lábios vos louvarão.
8Porque vós sois o meu apoio, exulto de alegria, à sombra de vossas asas.
9Minha alma está unida a vós, sustenta-me a vossa destra.
Santa Maria Madalena Jo 20,1-2.11-18
1No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro.
2Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: “Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!”.
11Entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro.
12Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Eles lhe perguntaram: “Mulher, por que choras?”. Ela respondeu: “Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram”.
14Ditas essas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu.
15Perguntou-lhe Jesus: “Mulher, por que choras? Quem procuras?”. Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: “Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar”.
16Disse-lhe Jesus: “Maria!” Voltando-se ela, exclamou em hebraico: “Rabôni!” (que quer dizer Mestre).
17Disse-lhe Jesus: “Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”.*
18Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado.
Comentário:
Vi o Senhor — A ressurreição é mistério de amor. No dia da ressurreição tudo acontece a correr, porque o amor tem asas: chega primeiro quem mais amar. Quando Maria Madalena chega ao sepulcro de manhãzinha, já Jesus a espera. «Foste tu que o levaste?» Madalena é a figura da esposa dos Cantares, que se apressa pela noite, em busca do amor perdido. «Vistes o meu Amado»? Jesus traz do Pai o oficio de Consolador, amor que conforta e enxuga todas as lágrimas. «Porque chorais»? Vem estabelecer conosco uma relação íntima e pessoal: «Maria»!
A ressurreição é mistério de fé. Aparece o Senhor em disfarces, que ao mesmo tempo o revelam e ocultam. O Cristo glorioso introduz-nos numa nova dimensão, em que a fé é a evidência que o mostra, o toque que nos prende e abraça. «Não me toques»! Desaparece o material e o sensível para dar lugar à realidade da fé, que tudo toca e vê pelos olhos de Deus. A nossa fé funda-se no fato da ressurreição. «Se Cristo não ressuscitou é vazia a vossa fé, vazia a nossa pregação» (1 Cor 15,14).
Mas a ressurreição é mistério de buscas e encontros. Corre Madalena ao sepulcro de manhã cedo, e já o Senhor a espera, atraindo-a a si. A busca e o desejo já são encontro. Não o buscaria, se o não tivesse já encontrado (S. Agostinho). Fé é busca e encontro na nuvem luminosa, que envolve a «tenda da reunião», que nós somos. Todo o meu ser e agir, toda a minha vida e missão de cristão consiste numa palavra: «Vi o Senhor»!

