08 Jan 2026

Depois da Epifania 1Jo 4,19-5,4

19Mas amamos, porque Deus nos amou primeiro.

20Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê.

21Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão.

4,1Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus; e todo o que ama aquele que o gerou, ama também aquele que dele foi gerado.

2Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.

3Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos,

4porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

Depois da Epifania Sl 71,1-2.14.15bc.17

Resposta: “As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!”

1Ó Deus, confiai ao rei os vossos juízos. Entregai a justiça nas mãos do filho real,*

2para que ele governe com justiça vosso povo, e reine sobre vossos humildes servos com equidade.

14Ele o livrará da injustiça e da opressão, e preciosa será a sua vida ante seus olhos.

15bcAssim ele viverá e o ouro da Arábia lhe será ofertado; por ele hão de rezar sempre e o bendirão perpetuamente.

17Seu nome será eternamente bendito, e durará tanto quanto a luz do sol. Nele serão abençoadas todas as tribos da terra, bem-aventurado o proclamarão todas as nações.

Depois da Epifania Lc 4,14-22a

14Jesus, então, cheio da força do Espírito, voltou para a Galileia. E a sua fama divulgou-se por toda a região.

15Ele ensinava nas sinagogas e era aclamado por todos.

16Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.

17Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, esco­lheu a passagem onde está escrito (61,1s):*

18O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a Boa-Nova aos pobres, para sarar os contritos de coração,

19para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.

20E, enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.

21Ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir”.

22Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que procediam da sua boca, e diziam: “Não é este o filho de José?”.

Comentário:

Cumpre-se hoje -  Jesus anuncia em Nazaré o seu projeto de salvação, previsto por Isaías. No gesto de abrir o livro revela-se o segredo do Pai, contido nas Escrituras. O Messias anunciado pelos profetas rompe o sigilo do tempo e a névoa das profecias, para tornar-se vivo diante do povo que o escutava. Cristo é o livro sagrado, aberto a todos os homens, Palavra eterna do Pai, pronunciada no tempo. «Ano de graça» e de perdão agora já não tem data marcada, mas são todos os dias e horas.

«Cumpre-se» hoje a Boa Nova de Cristo. A sua mensagem continua hoje na Igreja. Atualiza no mundo a presença do verbo encarnado, encarna a sua vida e missão redentora. Pelo seu ministério «cumpre-se hoje» e chega à plenitude a Palavra revelada, que em Nazaré germinou oculta e se fez seara para messe. Mas também na vida do cristão «cumpre-se hoje», a qualquer momento, um passo da Escritura, que só a mim toca cumprir, aqui e agora. Se eu não acolher a palavra e ela não for vida em mim, ficará a Escritura por cumprir.

«Estavam os olhos postos em Jesus». Estão os olhos do mundo postos em nós. É em mim que a palavra de Deus se revela e transforma em Boa Nova. Somos nós a palavra que os homens podem ouvir e entender. Somos servos da palavra pela obediência da fé, acolhendo-a na vida e testemunhando-a nas obras. O cristão vive para levar aos outros a verdade contemplada, onde Deus se revela e pronuncia. A plenitude da palavra está no seu comprimento. Vive-a e cumprirás; cumpre-a e entenderás.

Senhor, quero cumprir-te em mim, para poder ser Boa Nova!