Crianças são o grupo mais vulnerável, destaca Francisco em mensagem para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado
O Vaticano divulgou nesta quinta-feira, 13, a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado que será celebrado em 15 de janeiro de 2017. No centro da mensagem estão as crianças refugiadas.
O tema “Migrantes de menor idade, vulneráveis e sem voz” chama atenção para a realidade destes menores que por vários motivos são forçados a viver longe da sua terra natal e separados de suas famílias. Francisco os considera três vezes mais vulneráveis, porque são de menor idade, estrangeiros e indefesos.
Diante do fenômeno migratório, que não se limita mais a algumas áreas do planeta mas atinge todos os continentes, o Papa destaca que os menores são os primeiros a pagar o preço oneroso da emigração. Ele denuncia o tráfico, a exploração e o abuso de menores que são privados dos direitos inerentes à infância.
O direito a um ambiente familiar saudável e protegido, de receber uma educação adequada, e de brincar são irrenunciáveis, destaca a mensagem.
“Ora, de entre os migrantes, as crianças constituem o grupo mais vulnerável, porque, enquanto assomam à vida, são invisíveis e sem voz: a precariedade priva-as de documentos, escondendo-as aos olhos do mundo; a ausência de adultos, que as acompanhem, impede que a sua voz se erga e faça ouvir. Assim, os menores migrantes acabam facilmente nos níveis mais baixos da degradação humana, onde a ilegalidade e a violência queimam numa única chama o futuro de demasiados inocentes, enquanto a rede do abuso de menores é difícil de romper.”
Fonte: Notícias Canção Nova