Por que ter medo? Alias o que é o medo?… “Medo” é a insegurança perante aquilo que não é certo, que não se tem certeza, que não se conhece. Bom, de qualquer forma, “medo” é uma palavra que jovem nenhum conhece, ou melhor, conhece mais perfeitamente do que qualquer adulto experiente. A questão é: Jovem não tem medo de sentir medo.
Não tem medo de errar, não tem medo de acertar, não tem medo de perder, não tem medo de vencer. Não tem medo de viver… “Medo de viver”. Essa frase é um problema, não? Quantas vezes deixamos a felicidade bater na nossa porta e ir embora por medo de abrir e ser um ladrão pronto pra roubar o resto de felicidade que ainda nos resta? Tememos abrir as portas do nosso coração por medo dos saqueadores. Escondemos-nos atrás de nossas máscaras enquanto cultivamos a dúvida e o receio de: “O que existe atrás da máscara do próximo?”. O medo nos aprisiona, nos encarcera, nos impede de evoluir. É por esse motivo que as grandes descobertas de nossa vida acontecem na nossa juventude… Quando não temos medo…
A audácia, a curiosidade, a imaginação capaz de voar, a capacidade de sonhar cada vez mais alto, a vida sem máscaras, a coragem de ser quem se é e de se viver segundo o que se quer. A sinceridade, a disposição, a alegria, são os tesouros da juventude. Pérolas preciosas que vão se pendendo conforme a “maturidade” vai chegando.
É curiosa a capacidade dos jovens de se alegrarem com tão pouco. Pode ser uma brincadeira aparentemente boba, um fato comum do nosso dia a dia que vira cômico dentro da imaginação jovem. E detalhe, é que a juventude se entende. Não precisam de palavras, não precisam de uma explicação. Basta pedir para dois amigos se encararem por alguns segundo que eles automaticamente caíram na gargalhada, mesmo sem motivo algum. Isso não é ser imaturo ou infantil, é ser feliz. É não ter medo de deixar escorrer a felicidade que já transborda dentro de si. É não ter máscaras. Como dizia o sambista: “Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar, e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”…
O medo nos impede de dar um passo alem naquilo que não conhecemos, nos impedindo de aprender o novo, nos transformando de “eternos aprendizes” para “eternos medrosos”. Não podemos fugir da velhice que vem em nosso encontro, mas podemos vencer o medo que nos faz esquecer a nossa juventude. Não importa sua a idade, o que importa é a sua coragem de permitir se ser feliz, de permitir se ser jovem.
Autor: Pedro Dias tem 17 anos é Ministro de Música no Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia em Itapecerica da Serra
Bravo Pedro Dias.
Um jovem já pensando adulto.
Nossa coragem só vem da fé. A oração e a nossa vitamina que nos dá coragem.
Vamos em frente, crianças, adolescentes, jovens e adultos,com a proteção de Deus, Jesus Cristo e Maria. Amém.