São Gregório Nazianzeno quando passou pela experiência da depressão, orou do seguinte modo:
O sopro da vida, ó Senhor, parece estar desaparecendo de mim.
Meu corpo está tenso, minha mente cheia de ansiedade,
não tenho nenhum entusiasmo, e nem energia.
Estou impotente para acalmar meus medos.
Sou incapaz de relaxar meus membros.
A escuridão invade constantemente meus pensamentos
Senhor, fortalece a minha alma, revigora o meu corpo.
Não existem pessoas isentas de passar pelo vale escuro da depressão. Na Bíblia temos muitos exemplos de heróis da fé passando por esta situação. Um destes exemplos, é o profeta Elias. Em 1º Rs 19,3.4 lemos: “Elias teve medo, e partiu para salvar a sua vida… Sentou-se debaixo de um junípero e desejou a morte: Basta, Senhor, disse ele; tirai-me a vida… ”
Vemos nesse caso, o modo carinhoso como Deus cuidou de Elias: “Mas eis que um anjo tocou-o, e disse: Levanta-te e come.”( 1Rs 19, 5). Lá estavam água e pão. Esta água recorda a graça batismal e a força do Espírito Santo que habita em nós. O pão aponta para a Eucaristia, Corpo e Sangue de Jesus.
Deus continua enviando o seu anjo para nos ajudar. Ele faz isso por meios que nem sempre reconhecemos. O familiar tentando nos animar, a palavra amiga de alguém, o sorriso de uma criança, este artigo, e porque não falar dos psiquiatras ou psicólogos.
Existe também muita riqueza na fé católica, capaz de levar uma pessoa deprimida de volta a integridade. E o fundamento é a certeza de que Deus é amor incondicional, jamais nos recrimina e sempre esta com os braços abertos para nos acolher.
Deus não rejeita ou censura o deprimido. Também não é verdade que a depressão é a conseqüência de algum pecado, falta de fé, oração ou outra coisa semelhante.
7 passos para vencer a depressão
1. Tente encontrar um lugar tranqüilo
Escute uma música suave. Respire profundamente. Imagine Jesus vindo em sua direção com um grande sorriso. Fale do seu estado de espírito: inquietação, ansiedade, falta de concentração…Abra o seu coração para Ele. Sinta sua presença junto de você. Deixe o amor de Jesus inundar seu coração. E por fim agradeça!
2. Faça uma caminhada
Vá escutando uma música pelo caminho. Observe o céu, a natureza, as pessoas ao seu redor. Ofereça seu coração a Jesus, mesmo se a dor for profunda. Embora você possa estar sozinho na caminhada, Jesus esta no seu coração. Diga-lhe como se sente…mesmo se tudo parecer escuro e sem sentido. Repita quantas vezes forem necessárias a jaculatória: “Jesus enche-me com o Teu amor e alegria.”
3. Lembre de alguém que esta passando por algum sofrimento ou doença.
Imagine-se levando conforto para esta pessoa. Peça a Jesus a benção para que possa se restabelecer.
4. Segure um crucifixo em sua mão
Feche os olhos e lembre de Jesus. Diga interiormente: “Jesus, a cruz é o sinal do Teu amor por mim! O Teu sangue foi derramado para minha cura.”.
5. Se estiver se sentido para baixo, busque um lugar tranqüilo e abra a Bíblia.
Existem diversas passagens dos salmos para serem lidas calmamente: 22, 25, 62,102 e outros.
6. Quando parecer difícil se concentrar, tente rezar com estas palavras, ou outras semelhantes: “ Meu Deus eu te amo.”
7. Quando passar por uma Igreja, se não for possível entrar, pare por alguns instantes, lembre do amor de Deus por você. Um bom remédio é “gastar”, um certo tempo, diante do sacrário. Aprenda o significado da visita ao Santíssimo Sacramento. E evidentemente, participe da santa missa, nela você se encontrará com Jesus, médicos dos médicos.
Oração para pedir a cura da depressão
Senhor meu Deus e meu Pai, venho a Ti de todo o meu coração pedir a Tua presença amorosa em todo o meu ser, trazendo paz e coragem para reagir.
Senhor, derrama o Teu poder na raiz desta depressão, seja ela de origem espiritual, física ou emocional.
Senhor, recebo a Tua presença tirando de mim o medo, sentimento de culpa, rejeição, o afastamento, a insatisfação, o egoísmo e todo desânimo.
Senhor, dá-me força para me levantar e superar todas as barreiras interiores ou exteriores que estão diante de mim.
Recebo neste momento, a Tua benção com força do Espírito Santo para viver vitoriosamente.
Em nome de Jesus, meu único Senhor, Salvador e Libertador.
Amém.
Pe. Alberto Gambarini
Peça também a intercessão de Nossa Senhora rezando a devoção das três Ave-Marias.
Estarei esperando o seu testemunho. Escreva-me. Você é a razão de ser do meu ministério sacerdotal.
Recomendo a leitura de um livro que irá ajudar você na cura da depressão e outras feridas emocionais, Cura das Emoções em Cristo:
Padre Alberto a sua benção, achei muito bom esta oração, pois tem 4 anos que faço tratamento com psiquiatra, tenho certeza que esta oração da depressão vai me ajudar muito. Vou continuar lendo o livro Cura das Em oções em Cristo, pois já tenho ele a um bom tempo, tenho outros livros de sua autoria. Peço que o Senhor continue rezando por mim. FELIZ PÁSCOA.
Pe. Alberto; muito obrigado por este artigo. Que DEUS abençoe seu ministério sempre.
Um abraço e sua benção.
Padre Alberto,
Para mim foi um achado este artigo acima.
Lido há muito tempo com a depressão.
Então vou, com a ajuda de Deus, Jesus Cristo e Nossa Senhora seguir as instruções constantes do referido artigo – sobre a depressão.
Padre Alberto muito Obrigado por entender as pessoas depressivas vou rezar todos os dias principalmente as tres ave maria Obrigado Senhor pelo Padre Alberto existir
Padre Alberto,dou graças a Deus pelo sr existir. Com certeza através da sua pessoa,com seus livros maravilhosos ( carrego sempre comigo Orações para os dias dificeis )é que sinto a presença de Jesus me confortando e me curando sempre que necessito. O Sr é carismático e passa uma energia poderosa.
Assisto seu programa aos Domingos principamente
a Benção da Água. Obrigada Padre Alberto Deus lhe de muita vida com muita saúde.
obrigado vou fazer esta oraçao
Padre Alberto obrigado por esta oração, passei uma fase da minha vida muito difícil e foi através de suas pregações com palavras fortes e com minhas orações, fui totalmente restaurada, embora com minhas fragilidades. Digo sempre que sua homilia, é uma aula de teologia, nos deixa cada dia mais com vontade em conhecer mais a palavra. Que Deus cuide sempre do Senhor e que te abençoe. Amém
Padre Alberto parabenizo e felicito por este excelente artigo sobre depressão, tenho certeza que será de grande valia na recuperação destes irmãos que estão necessitando desta preciosa ajuda.
Estou trabalhando pela cura espiritual da depressão através da oração, que vem transformando meu dia a dia, sei que coisas são difíceis de conquistar, mas com a fé em Deus posso obter a graça, amem.
Não estou contestando sobre os livros aqui e em todo mundo sobre receitas ou consultas desta doença do SÈculo XXI. Quem tem depressão não consegue ás vezes nem ler.
Olá Padre Alberto. Estou fazendo a oração do Exorcismo extraída do seu site. E repassando para as pessoas que acreditam no demônio e anjos rebeldes.No primeiro dia que rezei o Salmo foi solucionado um problema que me atormentou por 20 anos. Reduzi os medicamentos contra Depressão pela metade. Eu não preciso de Milagres, para acreditar em Cristo pois eu já acredito em Nosso Senhor a muito tempo. Apesar de que se ele quiser me curar eu aceito. Para mim há 15 anos Deus curou minha Mãe de Leucemia Mieloblástica Aguda, junto com pneumonia dupla. As plaquetas nossas devem estar entre 150 a 450. Quando ela internou estava com plaquetas abaixo de 20. Os médicos não conseguiram explicar. Semana Passada olhei seus exames as plaquetas estão em 268 e melhores do que a minha. Os Leucócitos que nos protegem contra as doenças dela estão em 6.800 e para nos proteger tem que estar acima de 4.000. Foi constatado que ela teve dengue e não fez tratamento mas continua com a saúde muito boa.Um abraço e conto com suas bençãos. Postado em 03/07/2015
Padre Alberto tenho um livro seu que se chama católico pode ou não pode 1ª Edição. Ele nos fala muita verdade. Obrigado. A Vida já é um Milagre.
Muito boa a mensagem e oração. Depressão vem e volta. É preciso orar e vigiar sempre.
Eu tenho pensamentos desanimadores assim recorrentes do nada.
Não frequento igreja, mas tenho fé. Preciso me disciplinar para o dom da palavra.
Eu já passei por esse tormento 3 vezes a primeira foi em 2009 depois em 2011 e quando foi no começo de 2015 ele voltou e esta ate hoje!!! Tenho muita fé em Deus, agora li a oração do padre Alberto e senti uma paz interior muito boa. Obrigado por nos ajudar!! Estou no caminho ceto com Deus vencerei outra vez. Obrigado!
Sua benção padre é a primeira vez que abro essa página e gostei muito estou passando por uma ansiedade generalizada mas não tomo medicamentos, faço uso do maracujá, da Bíblia e das orações. Morro de medo de ter depressão mas tenho fé em Deus que esses sintomas vão desaparecer, amém.