Conforme um pedido de Nosso Senhor Jesus Cristo, à Irmã Faustina, a Festa da Misericórdia é preparada com uma novena. Começa na Sexta-feira Santa e termina no sábado que antecede o segundo domingo da Páscoa. O Senhor prometeu: “Por meio desta novena concederei às almas toda espécie de graça” (D. 796). Esta novena pode ser rezada em qualquer ocasião.
Primeiro dia
Hoje, traze-Me a humanidade inteira, especialmente todos os pecadores e mergulha-os no oceano da minha Misericórdia. Com isso Me consolarás na amarga tristeza em que Me afunda a perda das almas.
Misericordiosíssimo Jesus, de quem é próprio ter compaixão de nós e nos perdoar, não olheis os nossos pecados, mas a confiança que depositamos em Vossa infinita bondade. Acolhei-nos na mansão do vosso compassivo Coração e nunca nos deixeis sair dele. Nós vo-lo pedimos pelo amor que Vos une ao Pai e ao Espírito Santo.
Eterno Pai, olhai com misericórdia para toda a humanidade, encerrada no Coração compassivo de Jesus, mas especialmente para os pobres pecadores. Pela Sua dolorosa Paixão, mostrai-nos a Vossa Misericórdia, para que glorifiquemos a onipotência da Vossa Misericórdia, por toda a eternidade. Amém.