As ruas do centro comercial do Recife foram tomadas por milhares de fiéis que participaram da “Via Sacra da Fraternidade”, na qual era carregada a cruz que representa o sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo pela salvação da humanidade.
Promovida há 17 anos pela Associação Missionária Amanhecer (Ama) e pela Arquidiocese de Olinda e Recife, a iniciativa propõe aos católicos uma reflexão sobre o calvário de Cristo e a Campanha da Fraternidade, que neste ano abordou o tema “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida”.
Na ocasião, a concentração dos fiéis teve início no pátio de São Pedro. Já o encerramento ocorreu com a celebração da Santa Missa na Basílica do Carmo.
No templo, um dos condutores da caminhada religiosa, o Padre João Carlos, presidente da Ama, concelebrou a Santa Missa com o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
Em sua homilia, Dom Saburido comentou que a “Via Sacra da Fraternidade” se diferencia pelo fato de atravessar as ruas do comércio do Recife, chegando assim aos comerciantes devotos, funcionários das lojas e aos trabalhadores, o que representa uma oportunidade para estas pessoas vivenciarem a Semana Santa.
Na sequência, o prelado conclamou o povo de Deus a participar da programação da Semana Santa na Arquidiocese, que conta com diversas atividades, entre elas, a Missa dos Santos Óleos, a Missa da Ceia do Senhor, a cerimônia do Lava-pés, a procissão do Senhor Morto, a Vigília Pascal e a Missa da Ressureição, no domingo de Páscoa.
Fonte: Gaudium Press |Brasil