Situado no monte mais elevado da cidade de Minas, no Uruguai, o Santuário de Nossa Senhora de Verdún se prepara para receber a milhares de peregrinos no próximo domingo, 19 de abril, quando às 11h, e na Gruta do Santuário, se celebre uma Solene Eucaristia em honra à Mãe de Deus. A Santa Missa será presidida pelo Cardeal Daniel Sturla, Arcebispo de Montevidéu, que abençoará a imagem da Virgem, Mãe de Misericórdia, que será colocada em uma capela construída em sua honra.
Constituído por um Templo no cume do Monte de Minas, uma Via Sacra, uma Capela e uma casa de retiros na cidade de Minas, o Santuário da Virgem de Verdún era a princípios do século XIX um lugar despovoado que habitava somente Juan Bautista Berdum, de origem francês a quem se deve o nome atual do monte.
Até princípios do século XX, o monte era propriedade de Dom Pedro Dardayete e sua esposa, por então uma família respeitada da zona; e o Padre De Luca, que exercia seu trabalho pastoral em Minas, lhes pede permissão para inserir ali uma imagem de Nossa Senhora em sua Imaculada Conceição. A venerada imagem foi abençoada no dia 21 de abril de 1901 por Dom Marino Soler, então Arcebispo de Montevidéu, diante da presença de 3 mil peregrinos.
Após esta primeira peregrinação, ano a ano milhares de fiéis se encontram no santo lugar. Já em abril de 2010 o monte foi declarado Santuário Nacional, categoria outorgada pela Conferência Episcopal Uruguaia (CEU), que mediante decreto disse: “Visto que numerosos fiéis de todo o país, e de outros lugares, peregrinam até a imagem de Maria Imaculada, colocada sobre o Monte de Verdún (…), considerando que nestas peregrinações, que se realizam de maneira ininterrupta desde o ano de 1901, congregam a uma multidão de crentes e peregrinos (…), diante da necessidade de promover a devoção mariana, como experiência, como caminho de Fé (…), este lugar se constitui como Santuário Nacional da Virgem do Verdún”.
Já no ano de 2013 se iniciaram no Santuário várias obras de recondicionamento que contaram com o apoio de numerosos fiéis, entre elas se melhorou o templo da Virgem, assim como o caminho que chega ao cume do monte, e se melhorou a via para facilitar a entrada de peregrinos e sua circulação, também se construíram pequenas pontes de acesso às estações da Via Sacra, que ainda foram restauradas e pintadas. As obras foram inauguradas no dia 19 de abril do ano passado.
Atualmente, se está adequando uma nova capela, onde se poderá celebrar a Eucaristia e as confissões, a qual terá uma capacidade para 42 pessoas. Aqui será onde se localizará a imagem que abençoará no próximo domingo, 19, o Cardeal Sturla.
A principal festividade do Santuário se celebra todos os anos a cada dia 19 de abril, o domingo posterior a esta data. Como antessala ao evento se realiza a tradicional romaria veicular com a imagem peregrina de Nossa Senhora. Espera-se que para este ano a solenidade congregue por volta de 60 mil pessoas.
Fonte: Gaudium Press