Todos os dias somos inundados por sons, imagens, palavras vindas pelos meios mais diferentes. E nem sempre estamos atentos ao seu efeito em nós. E as vezes, de modo inconsciente, somos influenciados de modo negativo na maneira como pensamos, falamos e agimos.
A pergunta é: ” Você deixaria alguém entrar em sua casa todos os dias para despejar um saco de lixo na sua sala? Evidentemente que a resposta é um grande não. E por que deixamos que qualquer coisa influenciar nossa mente?
Em II Coríntios 10,5 lemos: “…cativamos todo pensamento e o reduzimos à obediência a Cristo.” São Paulo está nos dizendo algo importante: temos que tomar as rédeas dos nossos pensamentos, não podemos aceitar tudo, porque nem tudo convém para quem está com Deus.
Se queremos ser fortes espiritualmente temos que estar atentos ao que vemos, lemos e ouvimos. Uma das maneiras simples para começar bem o dia está em alimentar a mente com algo bom. Por exemplo, ainda na cama, dizer: ” Bom dia, querido Deus, obrigado por mais este dia.” Um segundo gesto é o de praticar o café espiritual, isto é, fazer a sua oração com a Bíblia.
E durante o dia tomar cuidado com os pensamentos, na hora em que eles forem negativos, lembrar de algum versículo da Palavra ou pensamento, repeti-los com o coração, e assim receber a confiança e a força que vem de Deus.
Padre Alberto Gambarini