Durante a reunião com o Conselho de Cardeais, mais conhecido como C8, pelo fato de incluir oito membros dos cinco continentes, o Papa Francisco esteve presente, durante a série de encontros que teve início nesta segunda-feira, 28, estendendo-se até esta quarta-feira, 30.
Dentre as decisões tomadas pelo conselho está a criação de uma estrutura de coordenação direcionada às atividades econômicas e administrativas da Santa Sé e do Vaticano, sob a direção do Cardeal George Pell, membro deste conselho.
O encontro também abordou a situação do Instituto para as Obras de Religião (IOR). O Papa optou por manter instituição financeira em funcionamento.
Com o intuito de auxiliar o Papa no governo da Igreja, o Conselho de Cardeais ajuda na promoção e aperfeiçoamento do documento que regulamenta atualmente a Cúria Romana, dicastérios da Santa Sé e a constituição “Pastor bônus”, assinada por João Paulo II no dia 28 de junho de 1988.
O Papa Francisco se reuniu com o Conselho de Cardeais pela quarta vez desde que o nomeou, em abril de 2013. Os próximos encontros acontecerão de 1º a 4 de julho deste ano.
Fonte: Gaudium Press