Para atravessar a Porta Santa da Basílica de São Pedro durante o Jubileu da Misericórdia, a ser aberto em 8 de dezembro próximo, o peregrino deverá registrar-se online no site do Jubileu ou nos pontos de acolhida da Obra Romana de Peregrinação, para então receber um ingresso gratuito. A Rádio Vaticano perguntou ao Vice-Presidente da ORP, Monsenhor Liberio Andreatta, o por quê desta escolha:
“O primeiro motivo é o de fazer com que os peregrinos vivam esta experiência com serenidade, como uma experiência de fé e de oração. O segundo motivo, é para evitar o fluxo desordenado de peregrinos e, além disto, também para haver a possibilidade, ao longo do percurso, de serem feitos os normais controles de segurança, evitando assim maiores dificuldades”.
RV: Como o peregrino pode registrar-se online?
“O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização considerou útil, também com base na experiência vivida com a exposição do Sudário em Turim, fazer com que os peregrinos possam se registrar por meio de um sistema online. Poderão fazê-lo acessando o site www.im.va e inserindo no setor “registro peregrinos” a data e o horário em que pretendem entrar na Basílica. Nós, como Obra Romana de Peregrinações, abriremos uma série de pontos de acolhida nos aeroportos e nas estações ferroviárias, no centro de Roma, na Piazza Pio XII, no final da Via da Conciliação e também no Castelo Sant’Angelo. Ajudaremos e daremos um grande apoio com as informações e auxílio aos peregrinos para realizarem esta inscrição”.
RV: Existirá algum tipo de limite ou será uma possibilidade aberta a todos?
“Não existem limites. O registro é totalmente gratuito e aqueles que não são capazes de fazê-lo por não dominarem o uso dos sistemas online, ou porque decidem chegar a Roma no último momento, poderão dirigir-se ao escritório na Via da Conciliação n° 7 para ter acesso a este percurso. É um escritório adaptado às exigências, às necessidades e às perguntas, etc, para facilitar o acesso ao percurso da Porta Santa”.
RV: Um percurso de reflexão, não um caminho “mecânico”. Haverá também um modo para refletir antes de chegar diante da Porta Santa…
“Não deve ser uma passagem mecânica, quase “fetichista” em que alguém passa pela Porta e tem a indulgência…O Papa Francisco convida todos à prática das obras da misericórdia corporal e espiritual e, portanto, a uma conversão, a uma mudança da própria vida de maneira extraordinária e decidida”.
RV: Quando serão abertas as inscrições online?
“Será tornado público, o mais breve possível, o quanto antes, pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização”.
Fonte: Rádio Vaticano