A Providência Divina nunca nos abandona. A Providência continuamente nos faz saber com que amor Jesus nos acompanha e ajuda. (Madre Teresa de Calcutá)
A felicidade é um desejo no coração de todas as pessoas, mas poucas a alcançam. Por quê? As pessoas não conseguem se sentir felizes onde estão, com quem estão e com o que fazem. Agindo assim, têm a impressão de que a felicidade escapa continuamente de suas mãos. Na mente trazem ideias erradas sobre a felicidade:
– É necessário possuir muitas coisas para ser feliz.
– Se não estiver ocupado, não estarei bem.
– Necessito de uma imagem pessoal de eficiência para que gostem de mim e para poder desfrutar a vida.
O problema está em dar demasiado valor a estas ou outras ideias sobre como alcançar a felicidade. Ao agir dessa maneira, tornamo-nos fracos. O motivo é muito simples: nem sempre podemos possuir o objeto do nosso desejo de felicidade, por isso ficamos infelizes.
A reação positiva está em mudar a forma de pensar sobre a felicidade, dizendo:
– Gostaria de ter segurança econômica, mas não necessito dela para desfrutar a vida.
– Gosto de ter o tempo ocupado, mas, se não tiver nada para fazer, também posso me sentir tranquilo.
– Mesmo que não tenha a imagem pessoal que a sociedade geralmente valoriza, ainda assim poderei fazer inúmeras coisas de valor e gratificantes por mim e pelos outros.
Um dos segredos para não cair na armadilha do medo de não ter o suficiente para os momentos difíceis está em apreender uma lição dada por São Paulo na Carta aos Filipenses 4,11-13: “Não é minha penúria que me faz falar. Aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei viver na penúria, e sei também viver na abundância. Estou acostumado a todas as vicissitudes: a ter fartura e a passar fome, a ter abundância e a padecer necessidade. Tudo posso naquele que me conforta”.
Confiar na Providência Divina significa acreditar que Deus conhece todas as nossas necessidades, e Ele não permitirá que nos falte o “pão de cada dia”. A nós cabe confiar e também fazer a nossa parte. Quando Deus mandou o maná do céu para alimentar o povo no deserto, foi necessário recolher (cf. Ex 16,18). A cada dia as pessoas tinham que ir aonde estava o maná e buscar a provisão cotidiana.
A nossa parte é dar o melhor de nós mesmos em tudo o que fazemos, lembrando que não é para os homens (pais, professores, patrão, empregado…), mas para o Senhor. As épocas de crise econômica são a oportunidade preciosa para lembrar e viver a certeza de que “O Senhor guardará os teus passos, agora e para todo os sempre” (Sl 120,8).
No tempo do profeta Elias, Israel passou por uma terrível seca, e o povo não tinha como se alimentar. Porém a viúva de Sarepta confiou na promessa de Deus e por isso teve a cada dia o necessário para seu sustento: “A farinha não se acabou na panela nem se esgotou o óleo da ânfora, como o Senhor o dissera pela boca do profeta Elias” (1Rs 17,16)
Tratamento
Quando sentir medo de não ter o bastante para hoje nem para amanhã, imediatamente repita no coração, quantas vezes forem necessárias, a palavra de Filipenses 4,13: “Tudo posso Naquele que me conforta”.
Oração
Ó Senhor, Vós nos dissestes que de nós cuidará o nosso Pai do céu como cuida dos lírios do campo. Vós, que nem um lugar tivestes para repousar Vossa cabeça cansada, sede nosso professor.
Ensinai-nos a confiar na Providência Divina e ajudai-nos a superar a ganância humana. A ganância ninguém faz feliz. Dai-nos força de nos darmos a Vós para que sejamos um instrumento da Vossa vontade.
Abençoai o uso do dinheiro no mundo para que sejam saciados os que têm fome sejam vestidos os que estão nus, tenham abrigo os pobres e sejam tratados os doentes.
E, Senhor, dai-nos o Espírito Santo para que, pela fé que nos concedeis, claramente possamos saber que todos nós para Vós somos mais valiosos do que cada lindo lírio ou cada rouxinol que no céu canta. Amém.
Madre Teresa de Calcutá
Minha decisão
Tomarei consciência de que minha felicidade não depende apenas daquilo que eu desejo, de coisas ou pessoas. Mudarei meu foco, aprenderei a confiar na Providência Divina, e ninguém nem nada poderá tirar a minha felicidade.
Promessas de Deus
Nada temas, porque estou contigo, não lances olhares desesperados, pois Eu sou teu Deus; Eu te fortaleço e venho em teu socorro, Eu te amparo com minha destra vitoriosa. (Is 41,10)
Confia ao Senhor a tua sorte, espera Nele, e Ele agirá. (Sl 36,5)
Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que Ele vos exalte no tempo oportuno. Confiai-Lhe todas as vossas preocupações, porque Ele tem cuidado de vós. (1Pd 5,6-7)
Remédio retirado do livro do padre Alberto Gambarini: Socorro Espiritual: 40 Remédios de Deus.