Durante a realização do 21º Encontro de Santuários do Brasil, em Curitiba, capital do Paraná, o reitor da Basílica de Aparecida, Padre João Batista de Almeida, encontra-se presente no evento, tanto como ouvinte quanto como palestrante.
O sacerdote apresentou nesta última terça-feira, 24, uma palestra acerca do tema “O Santuário como lugar de encontro”, onde explicou as diferentes formas de encontro que um santuário pode proporcionar aos visitantes. “Como os encontros com Deus e os irmãos, durante a proclamação da Palavra, nos sacramentos e recepção de bênçãos, e quando as pessoas se dirigem aos ícones religiosos”, disse, em entrevista ao portal A12.
Além disso, o Padre João Batista destacou a importância da partilha e da troca de experiências que o Encontro vem oferecendo a cada dois anos, mais precisamente aos novos reitores. “Boa parte dos reitores, cerca de metade dos participantes desta edição, assumiram recentemente suas reitorias, incluindo eu. Por isso, é tudo novidade para nós. O encontro está sendo muito produtivo para o início desta caminhada”, observou.
O encontro, que vem sendo organizado pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, iniciou-se nesta terça-feira, 24, e estende-se até esta sexta-feira, 27.
No total, mais de 80 reitores e representantes de santuários de todo o país estão reunidos para refletir sobre os assuntos relacionados à dinâmica dos santuários, entre eles, “A mística missionária do Santuário e da Romaria”, “O santuário como lugar de encontro”, “Evangeli Gaudium e os santuários”, “Paróquia, rede de comunidades e os santuários” e “Novas mídias e evangelização dos santuários”.
Fonte: Gaudium Press