A igreja de Deus foi prefigurada desde a criação do mundo. O Antigo Testamento se refere às alianças de Deus com o justo Abel, com Noé e com Abraão. Dessas alianças, voltadas para a adoração do Criador e para a busca da salvação, nasceu verdadeira comunhão de Deus com os seres humanos.
A igreja foi preparada na história do antigo Israel e na antiga aliança. Segundo São Paulo, ela é herdeira das promessas que Deus fez a Abraão (Gl 3, 15-19), pois a descendência de Abraão não foi segundo a carne, mas segundo a fé. Do antigo Israel, a Igreja recebeu as Escrituras do Antigo Testamento.
O Novo Testamento originou-se, de certo modo, de uma leitura cristológica do Antigo Testamento, pois Cristo é a realização das promessas nele contida.
A Igreja foi fundada por Cristo, através da pregação do Evangelho, o envio dos discípulos em missão, sua paixão, morte e ressurreição e através do envio do Espírito santificador sobre os apóstolos. O Concílio Vaticano II, na Constituição Lúmen Gentium, sobre a Igreja, fala dos atos fundantes da Igreja, realizadas pelo Senhor.
Atos fundantes da Igreja foram, por exemplo, a convocação dos Doze; a instituição da Eucaristia; a Ressurreição de Jesus e a vinda do Espírito Santo. A Igreja é a comunidade em que o Ressuscitado está presente: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (MT 28,20b).
É ele quem convoca os seus: “Ide, portanto, e fazei discípulos entre todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19).
Comentário: Breve, porém de um conteudo profundo. Excelente, só de uma pessoa ungida,poderia falar deste modo. Deus o abençoe,nosso querido porta voz.
muito linda a hitoria da nossa igreja jamais tera outra igual eu mesmo amei e fico feliz que tenhamos padres tão ungido para falar sobre as coisas da nossa igrejaparabens padre albeto gambarini amo o senhor.