A memória liturgia de São Pio X foi celebrada de uma maneira especial, nesta sexta-feira, 21, no Vaticano. Na missa das 7 horas, celebrada no altar de São Pio X na Basílica vaticana pelo Monsenhor Lucio Bonora, da terra do santo italiano e que trabalha na Secretaria de Estado, de fato, havia um fiel especial sentado entre os bancos: Papa Francisco.
O Santo Padre já estava em oração diante do altar de São Pio X desde cedo e, quando teve início a Missa, ficou e participou dela, recebendo o abraço da paz e a comunhão das mãos do padre Lucio, colocando-se na fila dos fiéis que receberam a Eucaristia.
No final da celebração, Monsenhor Lucio convidou os presentes que estavam ali em grande número na capela, a entregar nas mãos de São Pio X todas as necessidades de suas famílias e da Igreja e, em particular, a pessoa de seu sucessor Papa Francisco. Uma bonita surpresa e um presente especial para o celebrante e os fiéis.
O próprio Santo Padre, no final da celebração, disse ao Monsenhor Lucio que rezou de maneira especial pelos catequistas. Na Argentina, São Pio X, o “Papa do catecismo”, é o padroeiro dos catequistas e quando Jorge Mário Bergoglio era arcebispo de Buenos Aires, no dia da memória litúrgica de São Pio X, fazia questão de se encontrar com os catequistas de sua Diocese.
No final da celebração Monsenhor Lucio agradeceu ao Papa, que lhe disse: “Vim só para rezar diante dos restos mortais de Pio X, porque já tinha celebrado a Missa bem cedinho, mas depois que vi que vinhas celebrar a este altar, então fiquei”.
Fonte: CN Notícias