O Santo Padre vai visitar, às 18 hs. deste sábado (7), a paróquia romana de Todos os Santos, para presidir à Eucaristia, por ocasião dos 50 anos da primeira Santa Missa em italiano celebrada pelo papa Paulo VI, como aplicação da reforma litúrgica.
O Papa Francisco vai utilizar, durante a celebração, o mesmo cálice de hóstias, a mesma estante para o missal, os mesmos candelabros, que o beato papa Paulo VI utilizou, em 1965, e serão lidas até as mesmas intenções da Oração dos Fiéis daquele tempo.
A visita do Santo Padre coincidirá com a celebração dos 75 anos da morte de São Luís Orione, ao qual a paróquia foi confiada, em 1908, por São Pio X. Hoje, a paróquia de Todos os Santos conta 16 mil habitantes.
As obras de caridade dos Padres Orionitas consistem, entre outras, em dar pão e teto a quem precisa, através de um centro de acolhida e assistência aos mais necessitados. Todas as sextas-feiras, os voluntários do Movimento Orionita levam um prato de comida a mais de 200 sem-teto, que vivem em torno da estação ferroviária local. Assim, a Comunidade coloca em prática o que seu fundador, Dom Orione, sempre dizia: “A caridade dá credibilidade ao Evangelho”!
Ao término da Santa Missa, o Papa cumprimentará os membros dos Conselhos Gerais dos Filhos da Divina Providência, das Irmãzinhas Missionárias da Caridade e da Província italiana; a Responsável geral do Instituto Secular e o Coordenador geral do Movimento Leigo dos Orionitas e os religiosos das comunidades da paróquia e da Cúria Geral.
Antes de deixar a paróquia de Todos os Santos, para voltar ao Vaticano, o Santo Padre fará uma breve saudação e abençoará aqueles que participaram da celebração Eucarística, através de um telão no pátio interno do Instituto São Filipe.
Fonte: Rádio Vaticano