O Papa Francisco enviou quarta-feira (20/05) uma mensagem de saudação à Presidente argentina, Cristina Fernández Kirchner, pelo aniversário da Revolução de Maio, evento histórico que em 25 de maio de 1810 marcou o início do processo que culminou com a declaração de independência da Argentina, em 1816.
Na carta, que chegou à Presidência por meio da Nunciatura Apostólica em Buenos Aires, Francisco também afirma rezar pela sorte de seu país natal:
“No dia em que a Argentina celebra a Festa Nacional, manifesto à Vossa Excelência minhas saudações, que acompanho com orações ao Senhor para que outorgue a todos os argentinos abundantes graças e lhes doe uma pacífica convivência e uma crescente prosperidade na justiça e na solidariedade”, escreveu o Pontífice.
Kirchner se encontrará pela quinta e presumivelmente última vez como Chefe de Estado com o Papa Francisco no próximo dia 7 de junho.
A mandatária argentina será recebida por Francisco em um encontro de carácter protocolar, que terá lugar a um mês do início oficial da campanha para as eleições primárias que determinarão os candidatos para as presidenciais de outubro.
O Papa Francisco já manifestou várias vezes a sua preocupação com a atualidade em seu país e a sua intenção de se manter neutro entre as diferentes forças políticas argentinas.
A última visita oficial da Presidente foi em 20 de setembro de 2014, quando ambos almoçaram juntos na residência papal, na Casa Santa Marta.
Fernández Kirchner deixará o cargo em 10 de dezembro próximo, como estabelece a Constituição argentina, ao completar o seu segundo mandato consecutivo.
Fonte: Rádio Vaticano