Desde que foram instalados em 1997, esta é a primeira vez que os seis painéis laterais e o principal, que compõe o altar central, passam por um grande processo de restauração. O trabalho está sendo executado pela necessidade de manter a integridade das peças já que toda a nave central da Catedral passou por uma grande reforma recentemente.
Os painéis da Catedral Santuário Sagrada Família, na Diocese de Campo Limpo em São Paulo, são de autoria e execução do artista Claudio Pastro que recentemente visitou as obras e disse que as peças “apesar do tempo que passou desde a instalação até agora, estão muito bem cuidadas e conservadas”. O próprio artista avaliou os painéis e confiou o trabalho de restauro a membros de sua equipe.
O primeiro a ser restaurado foi o “Grande Painel – A Sagrada Família” que mede 14,50 X 3,30. Entre os vários elementos que o compõe, destaca-se a manifestação de Deus através da família.
Agora estão sendo restaurados os painéis laterais. São seis representações que retratam momentos vividos pela Sagrada Família como o Matrimônio de Maria e José, a Natividade do Senhor, a Apresentação do Senhor no Templo, a Fuga da Sagrada Família para o Egito e o seu retorno, a Família de Nazaré e o encontro do Menino-Deus no Templo.
Com a reforma da nave central da Catedral, foi instalado um novo sistema de iluminação, acionado através de aplicativos que determinam a intensidade de luz para cada celebração. Todos os painéis receberam um dispositivo individual, realçando os detalhes da obra.
Sobre os painéis
Os painéis instalados na Catedral Santuário Sagrada Família foram criados pelo artista sacro, Claudio Pastro que utilizou como técnica de pintura, pigmentos minerais além de água e cola branca. Essa é a mesma técnica usada no Egito Antigo, no Império Romano e na arte em geral até o século XIII. Atualmente ela é usada nas igrejas bizantinas e nos ícones orientais.
Fonte: Site Diocese de Campo Limpo
Excelente!