O Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, presidiu, em nome do Papa, na manhã deste sábado (16/5), na Praça São Marcos, em Veneza, à solene celebração Eucarística de Beatificação de Luís Caburlotto, pároco, educador e fundador do Instituto das Filhas de São José.
Ludovico Gaspar Paulo Caburlotto (1817-1897) foi um sacerdote atuante na diocese de Veneza, pároco por vinte e dois anos, comprometido com a obra educativa. Como sacerdote, preocupou-se com a situação social e moral da população, especialmente das crianças e jovens abandonados, realidade marcante nas ruas de sua cidade.
Apóstolo da Educação
Em 1994, ao proclamar as virtudes heroicas do Padre Luís Caburlotto, o Papa João Paulo II, afirmou: Padre Luís “deixou-se conduzir, em tempos difíceis, pelo apelo evangélico de fazer-se educador, pai das crianças e dos jovens provados pela pobreza e o abandono. A experiência ensinara-lhe quanto são importantes a educação e a instrução escolar, também em vista da evangelização. Por isso, dedicou-se com incansável zelo à fundação de escolas populares e de institutos de formação.”
Por dedicar a sua vida à educação das crianças e jovens, Padre Luís era chamado “apóstolo da educação”. Criou obras de caridade e escolas, com o apoio de algumas catequistas, que foram as primeiras Filhas de São José, desenvolvendo ações educativas segundo o carisma de seu fundador, que sempre dizia: “Educar é a arte do coração”.
Fundação do Instituto
Assim, o Instituto das Filhas de São José nasceu, em 1850, na Itália, pela solicitude pastoral do sacerdote veneziano, Padre Luís Caburlotto (1817-1897) que, em tempos difíceis, reconheceu nas crianças, primeiras vítimas da miséria material e moral na Itália daquela época, um apelo preciso de Deus para socorrê-las, mediante uma instituição educativa.
Para iniciar a obra educativa, valeu-se da colaboração de Maria Vendramin (Madre Maria Josefa) e de outras jovens, que descobriram nesse serviço o caminho para realizar a própria vocação de consagração a Deus. Desde 1827, o Instituto das Filhas de São José atua, com tenacidade, inteligência e generosa dedicação, segundo o próprio carisma e missão, herdados do seu fundador, a serviço da sociedade, que hoje se configura por tantos e diferentes desafios.
Missão
Com efeito, as Irmãs de São José têm a missão de educar e formar a pessoa, segundo a ótica cristã, sendo sinal de esperança de Deus, na história humana. Cientes da sua missão e do seu serviço à Igreja e ao Evangelho, através do Carisma educativo e da Espiritualidade da Casa de Nazaré, as Filhas do Padre Luís Caburlotto buscam servir a Cristo na Itália, Brasil, Filipinas e Quênia, fazendo germinar a semente lançada no coração de Veneza e dando frutos em vários países. Hoje, o Instituto conta cerca de duzentas Irmãs.
No Brasil, a missão do Instituto das Filhas de São José mantém, no estado de São Paulo, Unidades Escolares em São Paulo, Porto Feliz, Santa Rita do Passa Quatro.
Fonte: Rádio Vaticano