Padre Alberto Gambarini completa hoje, 40 anos de ordenação sacerdotal, uma história de amor e dedicação ao Evangelho. No dia 06 de dezembro de 1978, foi ordenado padre diocesano, pelo bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, D. Mauro Morelli, na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapecerica da Serra, SP.
Vocacionado, missionário, devoto, dedicado, amigo, pai espiritual e pastor de um imenso rebanho que com tanto amor conduz até os braços de Deus. Padre Alberto tornou-se um exemplo como evangelizador. Conheça um pouco desta inesquecível jornada.
No dia 17 de janeiro de 1955 nasce Alberto Gambarini. Filho único dos imigrantes italianos Ernesto Gambarini e Gabriella Gori Gambarini. Seu pai chegou no Brasil no ano de 1950 e trabalhou na indústria de máquinas de costura Vigorelli em Jundiaí. Meses depois sua esposa também vem para o Brasil. Moravam na colônia italiana da fábrica Vigorelli.
Alberto foi batizado no dia 13 de fevereiro de 1955, mesmo dia de aniversário de sua mãe, na igreja Nossa Senhora do Desterro em Jundiaí. Em 1959, dona Gabriella e o pequeno Alberto voltam para a Itália, devido a dificuldades financeiras. O pai, Ernesto, permanece no Brasil, trabalhando.
Dois anos depois, retornam ao Brasil, numa viagem de navio que durou 15 dias, e se estabelecem no bairro do Brooklin Novo em São Paulo. Sua mãe começa a trabalhar como costureira para famílias tradicionais da cidade.
Durante dois anos Alberto estudou no colégio interno dos salesianos. Quando saiu deste colégio continuou participando de equipes de missionários dos padres salesianos, algo que Alberto gostava muito. Seus pais proporcionaram a ele um lar cheio de amor e bons exemplos. Entretanto, não eram católicos praticantes. Mesmo assim, desde sua infância, sentiu um forte desejo de buscar à Deus. Então, aos 9 anos fez a primeira comunhão. Aos domingos levantava cedo e ia sozinho à igreja para participar da missa.
Era um jovem normal, estudava, gostava de andar de bicicleta, frequentava festas, vendia revistinhas na feira e assim ganhava dinheiro para ir ao cinema.
No ano de 1974, depois de participar de um retiro espiritual conduzido pelo padre Jonas Abib e sua equipe, recebeu o chamado de Deus para o sacerdócio. Este final de semana foi decisivo em sua vida, porque experimentou uma verdadeira efusão do Espírito Santo e sentiu Deus indicando sua missão: “Levar a todos os filhos e filhas de Deus a beber da água viva, através de um encontro real e verdadeiro com Cristo!”.
Nessa época preparava-se para prestar o vestibular de medicina, mas Deus o conduziu por outro caminho com o mesmo ideal, seria médico de almas!
No período do seminário, trabalhou pastoralmente na Vila Iasi, em São Paulo, junto com o jovem padre Luis Hartmann. Também nesse tempo, colaborava na Pastoral da Juventude no Morumbi e na paróquia Nossa Senhora do Rosário em Embu das Artes.
Em 1978, trinta dias antes de sua ordenação diaconal, Alberto sofre um grave acidente automobilístico. Mesmo ainda em recuperação, em maio de 1978, na festa de pentecostes, é ordenado diácono.
Devido a necessidade de atendimento pastoral na paróquia Nossa Senhora dos Prazeres em Itapecerica da Serra, o bispo pede ao jovem diácono Alberto que assuma a paróquia, sendo orientado pelo padre Luiz Antônio.
Alberto é ordenado padre diocesano na então Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, que em 2001 foi elevada ao título de Santuário, onde é reitor e pároco até hoje.
Seu pai, Ernesto, faleceu em 1987 e sua mãe, Gabriella, em 1992. Com a vocação do filho, ambos tornaram-se católicos praticantes.
Com um estilo de pregação fervorosa, padre Alberto é um entusiasta e apoiador da Renovação Carismática Católica (RCC) no Brasil. Pregou em grandes cenáculos nos estádios do Morumbi e Pacaembu, eventos que fazem parte da história da RCC.
Aos poucos, foi sentindo que deveria levar a Boa Nova de Cristo a um maior número de pessoas. Assim, sem saber como conseguiria recursos para pagar, mas confiante na providência Divina, padre Alberto adquiriu o seu primeiro horário na Rádio Morada do Sol.
Quando sua missão de evangelizar pelos meios de comunicação se tornou realidade, e confiante na vontade do Pai, padre Alberto começou a adquirir horários também na televisão. Com isso a Palavra de Deus estava sendo propagada cada vez mais.
Padre Alberto, sempre preocupado em saber qual seria o plano de Deus para sua vida, sentiu que o Senhor queria que sua missão não parasse por aí. Então, em 1990, foi constituída a Associação Kyrios Encontro com Cristo, que se tornaria uma grande família, mantida por meio das doações de seus membros. Graças à ajuda de seus associados, hoje é possível manter o programa Encontro com Cristo na televisão e nas redes sociais.
Ao mesmo tempo, padre Alberto também se revelou um grande evangelizador por meio de livros inspirados pelo Espírito Santo, que têm ajudado muitas pessoas, levando-as a uma profunda experiência de oração e reflexão. Hoje, já são 31 títulos à serviço da Palavra de Deus.
Como peregrino e pastor, padre Alberto conduz seu rebanho aos lugares santos pelo mundo, em inesquecíveis experiências divinas à Terra Santa e aos santuários marianos pela Europa. Com tudo isso, padre Alberto Gambarini é reconhecido como um fervoroso pregador da Palavra de Deus, que tem como sua principal missão levar as pessoas a terem um verdadeiro encontro com Cristo!
Parabéns por estes 40 anos de dedicação ao Evangelho!
No dia 9 de dezembro será realizada uma festa dos 40 anos de ordenação sacerdotal do padre Alberto Gambarini, das 8h às 17h, no ginásio municipal de esportes de Itapecerica da Serra, São Paulo. A celebração contará com as presenças de Pe. Marcelo Rossi, Pe. Joãozinho, frei Gilson, Pe. Marcos, Pe. Eduardo, Diac. Nelsinho Correia, Tony Allysson, Marília Mello, Maria do Rosário, Ironi Spuldaro e muito mais. Participe!